- O que está em causa?Publicação de 21 de dezembro, no Facebook, aconselha a que os portugueses se "habituem", já que "a pobreza socialista veio para ficar". Em causa a polémica sobre o PIB "per capita" da Roménia, que no "ano 2000 era 30% do nosso" e que até "já nos apanhou". Confirma-se?

"Habituem-se. A pobreza socialista veio para ficar. No ano 2000 o PIB per capita da Roménia era 30% do nosso e já nos apanhou", afirma-se no post divulgado esta quarta-feira, 21 de dezembro, no Facebook.
Além da descrição, um gráfico representativo daquele que será o crescimento do PIB per capita na Roménia comparativamente ao português entre 1990 e 2025.

Uma notícia do jornal "Expresso" (edição de 25 de novembro) informava que, "a confirmarem-se as mais recentes previsões de Outono da Comissão Europeia, 2024 ficará para a história como o ano em que a Roménia - outrora o mais pobre dos atuais 27 Estados-membros - ultrapassará Portugal no ranking de desenvolvimento económico da União Europeia". Ou seja, não se confirma que já nos tenha "apanhado", ou ultrapassado. Mas vamos comprová-lo com números.
Em 2000, ano em que supostamente o "PIB per capita da Roménia era 30%" do português, a Roménia tinha de facto um PIB per capita (em paridade de poder de compra) de apenas 26% em relação ao da União Europeia, o segundo mais baixo depois da Albânia e o mais baixo entre os membros da União Europeia, mostram os dados do Eurostat.
Portugal, por sua vez, tinha um PIB per capita de 85% face ao total da União Europeia, um valor que se situava, à data, a meio da tabela (ultrapassado por países como o Luxemburgo (249%) ou a Noruega (167%). Contas feitas, o PIB per capita na Roménia em 2000 representava apenas 30% do português.
Em 2021 o cenário inverteu-se e o crescimento da Roménia (para os 74% do PIB per capita da UE) tem feito frente ao português, que caiu, no último ano, para os 76%. Nos próximos anos, e de acordo com o boletim de Previsões Económicas de Outono da Comissão Europeia, o crescimento do PIB de Portugal, após um aumento substancial de 6,6% em 2022, deverá abrandar: +0,7% em 2023 e +1,7% em 2024. Por seu lado, o crescimento do PIB da Roménia, após um aumento substancial de 5,8% em 2022, deverá abrandar (embora não tão acentuadamente como o de Portugal) nos dois anos seguintes: +1,8% em 2023 e +2,2% em 2024.
"Os romenos deverão ascender ao 19.º lugar deste ranking, com o PIB per capita a convergir para 79% da média europeia. Os portugueses voltarão a cair, para 20.º lugar, com um PIB per capita equivalente a 78,8% da média europeia. E com húngaros e polacos no seu encalço", detalha-se. Só nessa altura, e para utilizar a linguagem escolhida no post, é que Portugal será, se as previsões se confirmarem, "apanhado" pelos romenos.
______________________________
Avaliação do Polígrafo:
