"Portugal, um país demasiado dependente do Turismo… Não é difícil prever o impacto negativo que esta crise vai ter na vida dos portugueses", salienta-se na mensagem da publicação em causa.

No gráfico, Portugal está no topo da escala, acima de 12% do PIB, seguindo-se a Espanha, México, França, Suécia, Áustria, Indonésia, Alemanha, África do Sul, Estados Unidos da América, Canadá, Dinamarca e Japão, estes três últimos com apenas 2%.

Confirma-se que o peso do Turismo no PIB de Portugal é um dos mais elevados do mundo?

Sim. Entre os 36 países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), por exemplo, Portugal é o que apresenta uma maior percentagem do PIB resultante do setor do Turismo, mais concretamente 12,5% em 2016, de acordo com os dados mais recentes compilados pela OCDE.

Na tabela da OCDE seguem-se a Croácia com 11,4%, a Espanha com 11,3% (ou 11,7% em 2019), o México com 8,5% e as Filipinas também com 8,5%.

O peso do setor do Turismo no PIB de Portugal entretanto continuou a aumentar, tendo alcançado 13,7% em 2017, de acordo com os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) que ainda não estão na base de dados da OCDE.

"A dinâmica do turismo em Portugal tem permitido mais receitas e a criação de postos de trabalho, com os dados do INE divulgados esta segunda-feira [17 de dezembro de 2018] a mostrarem que a procura turística (consumo por parte de estrangeiros e residentes) subiu para os 26,7 mil milhões de euros em 2017, mais 14,5% face a 2016, e passou a pesar 13,7% do PIB (1,2 pontos percentuais acima)", noticiou o jornal "Público", no final de 2018.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network