O secretário-geral do PS esteve ontem à noite na CNN Portugal, onde admitiu que ser líder da oposição não lhe trouxe popularidade. Pedro Nuno Santos jogou, no entanto, com os números e destacou que o crescimento económico do país era maior no último ano dos socialistas no Governo do que com o PSD na governação. Confirma-se?
Sim. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2023 – último ano integral do anterior Governo do PS -, Portugal registou um crescimento em volume do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,5%. Já em 2024, primeiro ano do Governo AD, o PIB cresceu 1,9%.
Importa salientar que, nesses dois anos, o crescimento económico superou as previsões do Governo e do Banco de Portugal.
Segundo o INE, em 2024 a procura interna desempenhou “um contributo positivo para a variação anual em volume do PIB, superior ao observado no ano anterior, refletindo a aceleração das despesas de consumo final, tendo o investimento desacelerado”.
Em termos nominais, o PIB aumentou 6,3% em 2024, face a 9,8% em 2023, o que se traduz numa subida de 266 mil milhões de euros para 285 mil milhões de euros.
Já que o PIB apresentou um crescimento superior em 2023 face a 2024, conclui-se que a afirmação de Pedro Nuno Santos é verdadeira.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: