O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Pedro Nuno Santos: “Grande parte dos jovens emigra para países onde se paga mais impostos”

Política
O que está em causa?
Num discurso repleto de críticas ao Governo, o principal líder da oposição focou-se no IRS Jovem (também para o criticar) e acabou por se dirigir aos mais novos para lembrar que a emigração está a levar os jovens para países "onde se paga mais impostos". É verdade?
© Miguel Pereira da Silva/Lusa

Ontem à tarde, no encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, Pedro Nuno Santos, secretário-geral do Partido Socialista, voltou a falar aos jovens para criticar as vantagens ao nível do IRS e para lembrar o país de que “grande parte” desta faixa etária “emigra para países onde se paga mais impostos”. É verdade?

Segundo o Relatório da Emigração 2022, uma iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, nesse ano, para a faixa etária entre os 15 e os 39 anos, os portugueses emigraram sobretudo para Espanha, Suíça, Reino Unido, Alemanha, Holanda, Luxemburgo e Dinamarca respetivamente.

De acordo com os últimos dados do Eurostat, serviço de estatística da União Europeia, a carga fiscal (constituída pela soma dos impostos e das contribuições sociais líquidas em percentagem do PIB – Produto Interno Bruto) na União Europeia ascendeu a 41,2% em 2022. Em Portugal, a carga fiscal fixou-se em 38% do PIB, abaixo da média da União Europeia, nesse ano. E nos países para onde mais emigram os jovens portugueses?

Em Espanha, a carga fiscal ficou nos 38,3% (mais 3 p.p. que em Portugal); na Suíça, o indicador é, na verdade, bastante mais baixo do que em Portugal (27%). O mesmo acontece no Reino Unido (31,7%). No entanto, na Alemanha, na Holanda, no Luxemburgo e na Dinamarca a carga fiscal foi, em 2022, de 42,1%, 39%, 39,7% e 42,5%, respetivamente.

Ou seja, Pedro Nuno Santos tem razão em cinco dos sete destinos mais escolhidos pela população jovem em Portugal. Ainda que seja verdade que alguns jovens (uma grande parte) emigram para países com uma carga fiscal superior, o que é certo é que a emigração também se dá para países com uma carga fiscal menor.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque