O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Pedro Nuno Santos disse “desde a noite de eleições que o PS nunca viabilizaria uma moção de confiança ao Governo”?

Política
O que está em causa?
O deputado do PS António Mendonça Mendes referiu, em entrevista à SIC Notícias, que a posição do secretário-geral socialista em relação a moções de confiança do Governo é a mesma desde o dia das eleições. Confirma-se?

Ontem à noite, em entrevista à SIC Notícias, questionado sobre se haveria “margem para o PS reconsiderar uma abstenção” na moção de confiança anunciada por Luís Montenegro, o deputado socialista António Mendonça Mendes lembrou que Pedro Nuno Santos disse “desde a noite das eleições que o PS nunca viabilizaria uma moção de confiança ao Governo”.

Confirma-se?

Sim. Na intervenção que fez na noite eleitoral de 10 de março de 2024, o secretário-geral do PS assegurou que o partido não colocaria obstáculos a “nenhuma formação do Governo”. 

De seguida, esclareceu: “Não aprovaremos moções de rejeição e agradecemos, também, que não sejam apresentadas moções de confiança porque também não as aprovaríamos.”

Para já, a posição do PS tem ido ao encontro destas afirmações: os socialistas abstiveram-se nas moções de censura que o Chega e o PCP apresentaram e já anunciaram o voto contra em relação à moção de confiança que o Governo vai apresentar esta semana.

A afirmação de António Mendonça Mendes é, portanto, verdadeira. Logo no primeiro discurso após as eleições que deram a vitória à Aliança Democrática em 2024, Pedro Nuno Santos afirmou que os socialistas não aprovariam moções de confiança do novo Governo.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque