O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Pedro Frazão: “PSD conseguiu ultrapassar o enorme número de secretários de Estado do PS”

Política
O que está em causa?
É verdade que o número de secretários de Estado deste Governo supera o último de António Costa. Ainda assim, o total fica longe do segundo Executivo socialista (o maior desde 1974).
© Estela Silva/Lusa

Mais próximo do PSD do que do PS, o Chega continua descontente com o rumo do novo Governo de Luís Montenegro. Afinal, as parecenças são cada vez mais óbvias, lembrou esta quinta-feira o deputado Pedro Frazão: “O PSD, que já tinha igualado o grande número de Ministros do PS, conseguiu agora ultrapassar o enorme número de Secretários de Estado! Nem quero imaginar o séquito de gabinetes que está a ser montado… e o contribuinte paga!” Tem razão?

O recém-empossado XXIV Governo Constitucional, incluindo o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, é constituído por 18 ministros e 41 secretários de Estado. No total são 59 governantes. Já o último Governo, liderado por António Costa, tinha, na sua composição inicial, 56 governantes (distribuídos por 18 ministros e 38 secretários de Estado). Ou seja, confirma-se que o novo Executivo é maior em termos de secretarias de Estado.

Apesar disso, o XXII Governo Constitucional, entre 2019 e 2022, tinha 20 ministros (incluindo o Primeiro-Ministro António Costa) e 50 secretários de Estado (mais nove do que o de Montenegro), perfazendo um total de 70 governantes. Foi mesmo o mais numeroso desde 1974.

Há, aliás, Governos maiores do que este formado por Montenegro. O VIII Governo Constitucional (1981-83), por exemplo, liderado pelo Primeiro-Ministro Francisco Pinto Balsemão e baseado numa coligação pré-eleitoral entre o PSD, o CDS e o PPM (a denominada “Aliança Democrática”), tomou posse com 15 ministros (incluindo o primeiro-ministro) e 45 secretários de Estado, num total de 60 governantes.

Mais recentemente, o XIV Governo Constitucional (1999-02), liderado pelo primeiro-ministro António Guterres e baseado numa maioria relativa parlamentar do PS (de 115 deputados, a apenas um de distância da maioria absoluta), dispunha inicialmente de 18 ministros (incluindo o primeiro-ministro) e 42 secretários de Estado, chegando a uma soma de 60 governantes.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque