O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Pedro Frazão: “Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, está há 25 anos em Bruxelas”

Política
O que está em causa?
Desiludido com a escolha do Governo para a pasta da Agricultura e das Pescas - onde esperava ver Eduardo Oliveira e Sousa - o deputado do Chega, Pedro Frazão, atacou esta tarde o ex-eurodeputado José Manuel Fernandes, que tem agora o cargo ministerial, e disse mesmo que o "engenheiro informático" está em Bruxelas "desde 1999", ou seja, há 25 anos. É falso.
© António Cotrim/Lusa

Com um discurso elogioso sobre o ex-presidente da CAP, Eduardo Oliveira e Sousa, Pedro Frazão escolheu o primeiro dia de discussão do programa do Governo para falar sobre o que poderia ter sido a Agricultura, não fosse a escolha de um, disse, “engenheiro informático” para o cargo. “Eduardo Oliveira e Sousa, ilustre deputado desta casa, representou a AD em quase todos os debates sobre agricultura. E, mesmo com a vitória curta da AD, havia uma expectativa de que fosse a ministro da Cultura. Em vez disso, apareceu um outro ministro da Agricultura, que é engenheiro informático e que está em Bruxelas desde 1999. Há 25 anos. Sim, há 25 anos.”

Do curto perfil que traçou de José Manuel Fernandes, Frazão só acertou no facto de este ser licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática. A Bruxelas, o ministro da Agricultura só chegou em maio de 2009, ou seja, há 15 anos. Se tivesse consultado o portal do ex-eurodeputado, o vice-presidente do Chega saberia que, entre 1997 e 2009, José Manuel Fernandes exerceu as funções de presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

No ano em que Frazão afirma que o ministro seguiu para a Europa, Fernandes era cabeça-de-lista do PSD nas eleições legislativas pelo Circulo Eleitoral de Braga, onde foi também presidente da Comissão Política Distrital do PSD. Só em maio de 2009 é que Fernandes foi eleito, pela primeira vez, eurodeputado, tendo conseguido uma reeleição em 2014 e em 2019. Agora, vem de Bruxelas para integrar o Governo de Luís Montenegro.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque