"Ninguém retira ao PCP a classe de ter sede ao lado da Gucci, na rua da Versace, Louis Vuitton e Tom Ford. É o sonho de qualquer capitalista. Respect". Esta é a mensagem de uma recente publicação na página "O Gato Político", exibindo uma imagem da suposta sede do PCP ao lado de uma loja da marca Gucci.

A imagem em causa é autêntica? Confirma-se que o PCP tem "sede ao lado da Gucci, na rua da Versace, Louis Vuitton e Tom Ford"? Verificação de factos, a pedido de leitores do Polígrafo.

Ora, a sede nacional do PCP situa-se na Rua Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa, onde não se encontram lojas das referidas marcas.

A imagem da publicação em análise foi captada na Avenida da Liberdade, em frente ao edifício onde está instalada a Organização Regional de Lisboa do PCP. Aí sim encontram-se lojas das referidas marcas, ao lado do edifício e noutros pontos da Avenida da Liberdade.

Embora não seja a sede nacional do PCP, pode considerar-se que é uma sede do PCP. Aliás, o edifício está classificado como Imóvel de Interesse Público (projeto de arquitectura de Cassiano Branco), sendo denominado como "Edifício do Hotel Vitória / Sede do Partido Comunista Português (PCP)" no registo inscrito no Sistema de Informação para o Património Arquitectónico.

Concluindo: é verdade que o PCP tem uma "sede ao lado da Gucci, na rua da Versace, Louis Vuitton e Tom Ford", na Avenida da Liberdade; mas não se trata da sede nacional do partido, instalada na Rua Soeiro Pereira Gomes. Mais: o PCP já ocupava aquele edifício muito antes de as lojas em causa se terem instalado naquela que se viria a tornar na avenida mais "Fashion" de Portugal.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network