O primeiro jornal português
de Fact-Checking

PCP tem “sede ao lado da Gucci, na rua da Versace, Louis Vuitton e Tom Ford”?

Polígrafo-SIC
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Nova publicação na página "O Gato Político" mostra uma imagem do que classifica como sede do Partido Comunista Português (PCP), supostamente localizada "ao lado da Gucci, na rua da Versace, Louis Vuitton e Tom Ford". E ironiza: "É o sonho de qualquer capitalista". Verdade ou falsidade?

Ninguém retira ao PCP a classe de ter sede ao lado da Gucci, na rua da Versace, Louis Vuitton e Tom Ford. É o sonho de qualquer capitalista. Respect“. Esta é a mensagem de uma recente publicação na página “O Gato Político”, exibindo uma imagem da suposta sede do PCP ao lado de uma loja da marca Gucci.

 

 

A imagem em causa é autêntica? Confirma-se que o PCP tem “sede ao lado da Gucci, na rua da Versace, Louis Vuitton e Tom Ford”? Verificação de factos, a pedido de leitores do Polígrafo.

Ora, a sede nacional do PCP situa-se na Rua Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa, onde não se encontram lojas das referidas marcas.

A imagem da publicação em análise foi captada na Avenida da Liberdade, em frente ao edifício onde está instalada a Organização Regional de Lisboa do PCP. Aí sim encontram-se lojas das referidas marcas, ao lado do edifício e noutros pontos da Avenida da Liberdade.

Embora não seja a sede nacional do PCP, pode considerar-se que é uma sede do PCP. Aliás, o edifício está classificado como Imóvel de Interesse Público (projeto de arquitectura de Cassiano Branco), sendo denominado como “Edifício do Hotel Vitória / Sede do Partido Comunista Português (PCP)” no registo inscrito no Sistema de Informação para o Património Arquitectónico.

 

 

Concluindo: é verdade que o PCP tem uma “sede ao lado da Gucci, na rua da Versace, Louis Vuitton e Tom Ford”, na Avenida da Liberdade; mas não se trata da sede nacional do partido, instalada na Rua Soeiro Pereira Gomes. Mais: o PCP já ocupava aquele edifício muito antes de as lojas em causa se terem instalado naquela que se viria a tornar na avenida mais “Fashion” de Portugal.

Avaliação do Polígrafo:

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque