Reassumindo a "grande responsabilidade" de se ter tornado secretário-geral do mais antigo partido português, Paulo Raimundo disse esta quarta-feira à noite, em entrevista à SIC Notícias, que tem as características para assumir o cargo e que ficará até quando o Comité Central assim o quiser. Sobre o seu salário, um tema que tem sido recorrente nas entrevistas que tem dado, Raimundo disse:

"Sabe que 70% dos trabalhadores em Portugal ganham menos de mil euros brutos, são três milhões e tal de trabalhadores. Mal de um partido, com as nossas características, cujos seus funcionários tivessem salários acima desta realidade."

A informação mais recente sobre a remuneração bruta total mensal média por trabalhador (por posto de trabalho), do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgadas no dia 10 de novembro, mostram que esta "aumentou 4,0% no trimestre terminado em setembro de 2022 (3.º trimestre do ano), em relação ao mesmo período de 2021, para 1.353 euros".

  • Em Portugal "pelo menos uma em cada 10 pessoas empregadas" é pobre?

    Ou mais rigorosamente, encontra-se em situação de risco de pobreza. Assim se destaca em publicação no Facebook e o Polígrafo analisa os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística sobre a taxa de risco de pobreza, baseados no Inquérito às Condições de Vida e Rendimento.

Ainda assim, em termos reais, "tendo como referência a variação do Índice de Preços do Consumidor, a remuneração bruta total média diminuiu 4,7%", sendo que "as componentes regular e base diminuíram ambas 4,9%". Estes resultados, explicou o INE, "abrangem 4,5 milhões de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações".

Quanto à percentagem de adultos que auferem um salário mensal inferior a mil euros, mostram os últimos dados de "Gestão de Remunerações" da Segurança Social (pode consultar aqui), referentes ao mês de outubro de 2022, que, no que respeita ao trabalho dependente de pessoas singulares com remunerações base declaradas por mês e residentes em Portugal, regista-se um total de 3.949.787 pessoas singulares e 4.060.548 vínculos.

Ora, nos escalões de remuneração base (a 30 dias) até ao valor de 1.000 euros, contabiliza-se um total de 2.825.113 trabalhadores, entre os quais 1.365.876 do sexo feminino e 1.459.237 do sexo masculino.

Nos restantes escalões de remuneração base (a 30 dias) superior a 1.000 euros concentram-se os restantes 1.235.382 trabalhadores. Ou seja, cerca de 72% dos trabalhadores por conta de outrem declaram uma remuneração base igual ou inferior a 1.000 euros por mês, um valor até superior ao indicado por Raimundo.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network