Este domingo, 9 de março, Paulo Cafôfo, líder do PS Madeira e candidato à Presidência do Governo Regional da Madeira, em entrevista à RTP, afirmou que o arquipélago regista uma inflação que fica acima dos valores registados em Portugal Continental e na Região Autónoma dos Açores.
“A nossa inflação, a variação média dos últimos 12 meses, é muito superior à do Continente e muito superior à dos Açores”, destacou Cafôfo.
É verdade?
De acordo com a Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), em dezembro de 2024 a variação média do Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses – valor correspondente à taxa de inflação de 2024 – foi de 3,3%. O valor representa uma diminuição de 1,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Em Portugal Continental, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de inflação do mesmo ano foi de 2,4%, um valor que é 0,9 pontos percentuais inferior ao madeirense.
Nos Açores, a taxa de inflação de 2024 foi ainda mais baixa. De acordo com o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), foi de 2,03% – menos 1,27 pontos percentuais do que a taxa registada na Madeira.
Sendo assim, confirma-se: a taxa de inflação de 2024 na Região Autónoma da Madeira é superior à registada quer no Continente, quer nos Açores.
___________________________
Avaliação do Polígrafo: