"Parque de estacionamento do município de Viana do Castelo atualiza valores com aumento de 33%. A avença mensal para residentes e trabalhadores por um período de 24 horas anteriormente era de 15 euros, passando agora para 20 euros", indica um leitor do Polígrafo, em e-mail remetido esta semana.

"Com a inflação num máximo de 8%, o novo valor deveria ser de 16,20 euros. E está tudo chocado com as empresas de telecomunicações, pelo aumento de 7,5%", conclui.

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) confirma que a entrada em vigor do novo Regulamento do Parque de Estacionamento do Campo d'Agonia resultou em aumentos dos preços.

"Nomeadamente nos regimes de avença de 24 horas, por exemplo, a avença de 24 horas para residentes passou de 15 para 20 euros. E a de não residentes passou de 20 para 25 euros", informa.

No entanto, a CMVC ressalva que outras tarifas permaneceram inalteradas. Mais especificamente, "as avenças de 12 horas diurnas e de 12 horas noturnas, sete dias por semana, mantêm-se nos 15 euros".

  • Câmara de Viana do Castelo promoveu mostra de carros no "Dia Europeu sem Carros"?

    Em plena Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, no centro de Viana do Castelo, uma espécie de "stand" de automóveis a céu aberto, precisamente no "Dia Europeu sem Carros". A iniciativa terá sido promovida pela Câmara Municipal, de acordo com um "post" no Facebook que mostra várias imagens da exposição. Aconteceu mesmo?

Em compensação, a autarquia destaca que "aumentaram os descontos para avenças integradas em agregados familiares que passa de 10 para 20% de desconto", assim como "para frotas de empresas que passa de 10% para 20%". 

A mesma fonte indica que o referido aumento dos preços verifica-se apenas no Parque de Estacionamento do Campo d'Agonia que é gerido e propriedade da CMVC. "Os outros parques são concessionados a privados ou propriedade de privados, com valores de avença muito superiores, de 70 a 100 euros por mês", assinala. 

Trata-se de um "ajuste feito com o novo regulamento, tendo em consideração também que este é um parque low cost mas que tem despesas de manutenção grandes e tem vindo a sofrer aumentos face ao incremento das despesas", justifica a autarquia.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network