Além do número de deputados, na mesma publicação sublinha-se também que o Governo dos Países Baixos tem 25 membros no total, "englobando 19 ministros (inclusive o primeiro-ministro Mark Rutte) e 6 secretários de Estado". Em contraste com o Governo de Portugal que tem 70 membros no total, "englobando 20 ministros (inclusive o primeiro-ministro António Costa) e 50 secretários de Estado".

Mais, destaca-se que o primeiro-ministro holandês "anda de bicicleta" e o primeiro-ministro português "anda em carros de luxo". E ilustra-se essa diferença através de duas imagens alinhadas: em cima, Rutte a circular de bicicleta; em baixo, Costa a sair de um automóvel com motorista.

Esta publicação acumula centenas de comentários e mais de mil partilhas no Facebook, mas foi denunciada por vários utilizadores como sendo fake news. Confirma-se?

No que respeita ao atual Governo de Portugal, confirma-se que tem 70 membros no total, englobando 20 ministros (inclusive o primeiro-ministro António Costa) e 50 secretários de Estado. Quanto ao atual Governo dos Países Baixos, verifica-se que tem 25 membros no total, englobando 19 ministros (inclusive o primeiro-ministro Mark Rutte) e 6 secretários de Estados.

Ou seja, nesta matéria, a publicação sob análise difunde informação factualmente correta.

Relativamente ao contraste entre a bicicleta e os "carros de luxo", é verdade que o primeiro-ministro holandês costuma deslocar-se de bicicleta na cidade de Haia, nomeadamente no percurso entre a sua residência e o gabinete de trabalho. Mas o facto é que Rutte também se desloca em automóveis topo de gama, tanto nos Países Baixos como nas viagens ao estrangeiro. Aliás, tal como o Polígrafo já tinha verificado em artigo recente.

Enfim, quanto ao número de deputados, confirma-se que o Parlamento de Portugal é constituído por 230 deputados. Por seu lado, o Parlamento dos Países Baixos é bicameral, dividindo-se entre a câmara baixa (a Câmara dos Representantes, com 150 membros) e a câmara alta (o Senado, com 75 membros), perfazendo um total de 225 representantes.

Na medida em que uma parte significativa da publicação se baseia em informação verdadeira, misturada com a alegação enganadora sobre a bicicleta (sugerindo-se erradamente que Rutte anda sempre de bicicleta, em todas as situações) e com a alegação mais claramente falsa sobre o número de deputados, ainda assim optamos pela classificação intermédia de impreciso ou parcialmente falso.

______________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Parcialmente falso: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Impreciso
International Fact-Checking Network