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“Parabéns!” Lidl está a oferecer sacos de “ofertas especiais” em promoção nas redes sociais?

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Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
"Pronto". Bastaria escrever isto num comentário e receberia sacos de "ofertas especiais" do Lidl numa suposta promoção de aniversário. Parece bom de mais para ser verdade, certo? É porque é mesmo. Não se deixe enganar por estes esquemas com o intuito de obter os seus dados.

“Para comemorar o 93.º aniversário do Lidl vamos enviar 930 sacos de ofertas especiais para quem desejar ‘Parabéns’ antes de 23 de fevereiro de 2023. Boa sorte!”

Assim se apresenta a suposta promoção que está a ser difundida no Facebook, entre outras redes sociais, pretendendo fazer crer que se trata de um página da cadeia de supermercados Lidl.

A promoção é fidedigna?

Na caixa de comentários da página “Lidl Fans” encontra-se a indicação das “condições para ganhar” que passam por seguir a página, partilhar o post em cinco grupos do Facebook e verificar “a mensagem que recebeu respetivamente e continue o processo de levantamento do prémio“. É apresentado ainda um link externo, colocado na caixa de comentários pela própria página, que pede o registo do candidato ao prémio.

Ao clicar nessa hiperligação, é-se reencaminhado para um site que anuncia desde logo “Bem-vindo ao site oficial Lidl”. No entanto, ao olhar para o endereço do mesmo, verifica-se que não tem qualquer relação com a página oficial da cadeia de supermercados.

Rapazes a brincar com bonecas e raparigas com carros, invertendo as mais tradicionais representações de género? Sim, além da neutralização das cores (azul e cor-de-rosa deixam de ser exclusivos de um e outro género) e dos utensílios de limpeza doméstica (idem), entre outros exemplos patentes num folheto de publicidade do Lidl que está a ser destacado - por entre aplausos e críticas - nas redes sociais.

O esquema é semelhante a tantos outros que circulam nas redes sociais – alguns dos quais até já verificados pelo Polígrafo – e contém todos os “alertas vermelhos” de tentativas de fraude.

De resto, o Polígrafo confirmou junto da cadeia de supermercados Lidl Portugal que não tem qualquer ligação a esta campanha, a qual utiliza abusivamente o nome e logótipo da empresa.

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Avaliação do Polígrafo:

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