O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Papa Francisco incita cristãos a “rezarem a Satanás” para obterem “verdadeira iluminação”?

Sociedade
O que está em causa?
Num artigo que está a ser difundido no X/Twitter e outras redes sociais revela-se que o Papa Francisco terá "ordenado aos cristãos" que "rezem a Satanás" para assim obterem uma "verdadeira iluminação". Esta história tem alguma sustentação factual?

“O Papa Francisco ordena aos cristãos para ‘rezarem a Satanás’ pela ‘verdadeira iluminação’. O que se passa com este idiota?”, destaca-se num tweet publicado no dia 9 de fevereiro ao partilhar uma alegada notícia que data de 7 de fevereiro.

Na captura partilhada juntamente com a alegação lê-se – além do título já exposto no tweet – o seguinte: “se pensou que o Papa Francisco não poderia deixar mais claro que é um falso profeta que adora o Diabo, estaria errado”.

A teoria de que o sumo pontífice está ligado a Satanás não é nova, sendo frequentemente difundida com diferentes variações, mas esta não tem fundamento.

No tweet em análise, a alegação provém do “The People’s Voice”, que é uma reformulação do “News Punch”, um site norte-americano que difunde recorrentemente fake news e desinformação. O artigo em causa não fundamenta com provas o que alega nem inclui as supostas declarações do Papa.

O conteúdo do texto também não tem relação com o que se escreve no título. Ao longo do texto é mencionada uma cerimónia “transmitida para todo o mundo” na qual o sumo pontífice supostamente anunciou “a chegada iminente de Lúcifer”, mas não se indica onde ou quando estas declarações terão sido proferidas.

Também não se identifica, em nenhuma notícia de fonte credível ou mesmo no site do Vaticano, as declarações que o artigo alega que o Papa terá dito. Porém, é possível identificar declarações que dizem o contrário, ou seja, em que este apela a que se lute contra Satanás.

Na Missa de São Miguel Arcanjo de 29 de setembro de 2023, no Vaticano, o Papa frisava que “aqueles que não lutam [contra o Diabo] não são cristãos” e que “temos de lutar contra o Diabo que quer entrar nas nossas vidas”.

Em conclusão, é falso que o Papa Francisco tenha ordenado aos cristãos a “rezarem a Satanás” para obterem a “verdadeira iluminação”. O conteúdo tem origem num site de desinformação, sem que sejam apontadas evidências de que o sumo pontífice disse para os cristãos “rezarem a Satanás”. Além disso, no site do Vaticano verifica-se que o Papa Francisco apela precisamente ao oposto, a que se “lute contra Satanás”.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque