Na imagem em causa, aparentemente, vê-se o Papa Francisco de mãos dadas com outro homem. E na respetiva legenda, em língua portuguesa, descreve-se a situação desta forma: "Papa Francisco de mãos dadas com Luigi Ciotti, ativista gay, financiado pelos Rockefellers, para cumprir a sua agenda com a expansão do movimento gay pró-Nova Ordem Mundial".

A imagem é autêntica e a descrição da mesma tem sustentação factual?

Trata-se de uma fotografia captada no dia 21 de março de 2014, em Roma, no decurso de uma vigília de oração pelas famílias de vítimas mortais da máfia italiana. A iniciativa foi organizada pela Libera, uma associação cívica "contra a máfia e a corrupção" e "pela justiça social", fundadada pelo padre italiano Luigi Ciotti.

Na imagem, o Papa Francisco e o padre Ciotti estavam a caminho da entrada da igreja de San Gregorio Settimo, onde se realizou a vigília. Sim, de mãos dadas, no que foi entendido como um gesto simbólico de apoio do Vaticano à atividade da Libera.

Ao intervir na cerimónia, o Papa Francisco apelou ao arrependimento e conversão dos mafiosos. "Dinheiro manchado de sangue, poder manchado de sangue, não podem levá-los para a próxima vida. Arrependam-se", declarou. "Convertei-vos, peço-vos de joelhos, é para o vosso bem! Esta vida que levais agora não vos dará prazer, nem alegria, nem felicidade", insistiu.

Quanto às supostas de ligações de Ciotti a "ativismo gay" e "financiamento dos Rockefellers", não encontramos qualquer facto ou registo público que as comprove.

De acordo com um artigo da plataforma de verificação de factos do jornal brasileiro "Estadão", em manifestações promovidas pela Libera contra a máfia "é comum o uso da bandeira pacifista - um arco-íris com a palavra 'Pace', paz em italiano. As postagens no Facebook que atacam o Papa Francisco parecem confundir a bandeira pacifista com a bandeira do movimento LGBT. As duas têm cores semelhantes".

Por outro lado, nos relatórios de contas da Libera não há qualquer referência a financiamento dos "Rockefellers". Tal como na página da Rockefeller Foundation também não há qualquer registo de donativo à Libera.

A publicação em causa está a reproduzir desinformação.

________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network