O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Papa anunciou que é preciso tomar a vacina contra a Covid-19 para “entrar no céu”?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Francisco tem vindo a ser criticado em várias publicações nas redes sociais por alegadamente ter dito que os católicos terão que tomar a vacina contra o SARS-CoV-2 para poderem alcançar o plano divino após a morte. Confirmam-se as declarações atribuídas ao chefe da Igreja Católica?

“Agora pergunto-me… O que se passa na cabeça do Papa Francisco? Falar mentiras assim! Deus só deixa entrar no céu quem se santificar, orar e abandonar o pecado e as mentiras e tudo mais…”, lê-se numa das mensagens propagadas pelo Facebook. 

“Papa Francisco diz que vacina Covid agora será necessária para entrar no céu” é o título da notícia que acompanha o referido texto e que é ilustrada com imagens do Sumo Pontífice e de um suposto frasco da vacina para combater a pandemia de Covid-19. 

Papa mentira

É verdade que Francisco anunciou que a entrada no plano divino estava agora dependente de se tomar a vacina contra a Covid-19?

A resposta é não. Uma pesquisa sobre estas declarações não permite encontrar qualquer referência ao tema em artigos de fontes oficiais, agências internacionais ou meios de comunicação reputados. 

Na origem desta alegação está um artigo do site satírico “The Babylon Bee”, publicado no dia 30 de novembro, com o título “Papa Francisco diz que a vacina da Covid-19 vai ser necessária para entrar no céu”. Aliás, a notícia partilhada na publicação em análise – e que é utilizada com o objetivo de provar a veracidade da acusação – é uma tradução da página onde está o texto original. 

Apesar destas declarações se terem propagado como sendo verdadeiras, o “The Babylon Bee” é muito conhecido pelos seus textos humorísticos, apresentando-se mesmo como “o melhor site satírico do mundo”. Na biografia da conta do portal no Twitter pode ler-se: “As fake news em que pode acreditar”.

 

De acordo com esta história, Francisco anunciou que “Deus o informou de um novo requisito para entrar no céu”. O site satírico atribuiu ao chefe da Igreja Católica a seguinte declaração: “Sabemos que Deus permite que todos entremos no Céu porque nos ama e não se importa com os erros que cometemos durante a vida, mas devemos ter cuidado com o maior pecado de todos – não tomar a vacina para a Covid-19. Deus informou-me que não vos vai deixar entrar nos céus a não ser que tomem as duas doses desta vacina muito segura”. 

Apesar destas declarações se terem propagado como sendo verdadeiras, o “The Babylon Bee” é muito conhecido pelos seus textos humorísticos, apresentando-se mesmo como “o melhor site satírico do mundo”. Na biografia da conta do portal no Twitter pode ler-se: “As fake news em que pode acreditar”.

A 19 de setembro, numa audiência com os membros da fundação italiana Banco Farmacêutico, Francisco alertou para a urgência de se encontrar uma vacina que combatesse a pandemia de Covid-19 e defendeu a necessidade da mesma ser acessível a todas as populações. “Repito que seria triste se, ao fornecer a vacina, se desse prioridade aos mais ricos, ou se esta vacina se tornasse propriedade desta ou daquela nação, e se não fosse para todos. Deverá ser universal, para todos”, declarou o chefe da Igreja Católico, citado pelo portal de notícias oficial da Santa Sé, “Vaticano News”. 

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque