Ao todo, cerca de 67% da população da União Europeia (UE) já foi totalmente vacinada contra a Covid-19, de acordo com os dados compilados no portal "Our World in Data". Nesse sentido, a Comissão Europeia (CE) divulgou um gráfico, no Twitter, que mostra que os países com maiores taxas de vacinação são aqueles que, nos últimos 14 dias, registam menos mortes (em proporção da população) causadas pela Covid-19.

Analisando os dados verifica-se também que nenhum dos países que conseguiram vacinar 70% da população, primeira meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), registou mais de 100 óbitos por milhão de habitantes nas últimas duas semanas. Por outro lado, os quatro países que não conseguiram vacinar totalmente 50% da população - Croácia, Eslováquia, Roménia e Bulgária - ultrapassaram esse número. Aliás, com a excepção da Eslováquia, ultrapassaram mesmo as 200 mortes por milhão de habitantes nos últimos 14 dias.

Os dados recolhidos pelo "Our World in Data" revelam grandes diferenças e variáveis no processo de vacinação contra o coronavírus entre os países da UE. Portugal, por exemplo, é o país com maior percentagem de vacinados a partir de 24 de novembro: 87,78% da população portuguesa já adotou a diretriz completa, fazendo do país o sexto com menos mortes nas últimas duas semanas.

Do lado oposto da escala destaca-se a Bulgária, onde apenas 24,86% da população está totalmente vacinada contra o coronavírus. Por sua vez, este é o país com o maior número de mortes por Covid-19 nos últimos 14 dias, em proporção da população, com 305 por milhão de habitantes.

Países com maior percentagem de vacinados têm menos hospitalizações e menos internamentos em UCI

Além do escasso número de óbitos, os países com maior percentagem de população vacinada são também os que apresentam menor percentagem de internamentos e de pacientes em unidades de cuidados intensivos (UCI), nas últimas duas semanas.

Mais uma vez, Portugal é o país (entre os 19 que divulgam estes dados) que apresenta o menor número de internamentos hospitalares por Covid-19, face ao total de população. É também o quinto com o menor número de pacientes com coronavírus em UCI, superado apenas pela Suécia, Malta, Finlândia e Dinamarca. Todos estes países estão acima da média da UE de população vacinada que, de acordo com os dados do "Our World in Data", é de 66,69%.

Já a Bulgária, além de ser o país com menos vacinados e com mais mortes por Covid-19 na UE por milhão de habitantes, é também o país com o maior número de pacientes com coronavírus em cuidados intensivos. Relativamente ao número de hospitalizações, os dados não são fornecidos pelo Governo búlgaro.

Assim, o país que apresenta o maior número de hospitalizações por milhão de habitantes devido à Covid-19 é a República Checa, com a sétima mais baixa percentagem de população totalmente vacinada.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network