O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Burla. Pai solteiro de lisboa tornou-se milionário graças a aplicação de Cristiano Ronaldo?

Sociedade
O que está em causa?
Cristiano Ronaldo, uma aplicação, um carregamento de dez euros e ganhos de um milhão de euros por dia? Se parece demasiado bom para ser verdade, então é porque é.

“Um pai solteiro de Lisboa tornou-se milionário graças à aplicação móvel de um dos futebolistas mais populares do mundo, Cristiano Ronaldo”. É com esta frase cativante que um vídeo recente, partilhado no Instagram, pretende convencer os utilizadores da rede social a aceder a um link que lhes pode dar “um milhão de euros por dia”.

Quem dá a notícia é Isaura Quevedo, jornalista da CNN Portugal, que aos 10 segundos de vídeo altera o sotaque para um, já de si suspeito, português do brasil: “Há três dias, Miguel e seus filhos estavam assistindo ao novo vídeo de Cristiano Ronaldo e descobriram a aplicação ‘Plinko‘, onde as probabilidades de ganhar o jackpot aumentaram em 450%. E cada novo jogador ganhará, garantido, mil euros ou mais nos primeiros três dias de jogo.”

Neste momento do vídeo, vários “tweets” que comprovam os ganhos na aplicação começam a surgir no ecrâ, inclusive um do craque português, que não passa, claro, de uma montagem.

É aqui que entra, também, a voz de um homem (alegadamente de Cristiano Ronaldo) que garante que chegam “dez euros” para começar a ganhar: “Se tens pelo menos dez euros no teu cartão, podes ganhar um milhão de euros. Esta é uma oportunidade incrível que não podes perder.”

“Todo o país está a falar do projeto de Cristiano Ronaldo. É incrível”, diz outra voz masculina. “Não me arrependi de gastar dez euros e de carregar a minha conta. Não consegui acreditar na minha sorte quando vi o jackpot ao terceiro dia de jogo”.

Isaura Quevedo retoma para informar que “a campanha dura até 15 de julho” e para apelar aos espectadores que descarreguem a aplicação “através do link abaixo” para ganharem até um milhão de euros “todos os dias”.

Ora, este é claramente um cenário de burla criado com recurso a ferramentas de deepfake e de inteligência artificial. Embora não seja bem conseguido – o áudio não está sincronizado com as imagens e a voz altera entre sotaques – o alerta mantém-se: não deve carregar nestes links, cujo intuito é roubar dados pessoais e bancários.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque