"Chega TV, canal de apoio ao partido de André Ventura no Twitter, promove tweets com propaganda russa na guerra da Ucrânia", destaca-se numa publicação no Facebook, de 13 de março, onde são divulgadas várias publicações de uma página de Twitter que é apresentada como um "canal de apoio ao partido Chega".

Ao consultar a conta "Chega TV", no Twitter, comprova-se que está a partilhar, quase em exclusivo, conteúdo pró-russo sobre o conflito na Ucrânia. Por exemplo, partilhou, no dia 11 de abril, um vídeo no qual se defende que os habitantes da cidade ucraniana de Mariupol foram utilizados como "escudos humanos" pelo exército ucraniano. "O fascismo ucraniano em ação, de acordo com sobreviventes em Mariupol", destaca-se na legenda deste tweet.

Ao Polígrafo, fonte oficial do Chega assegura que a página de Twitter mencionada "nada tem que ver com o canal oficial de YouTube do partido 'Chega TV'", que não possui contas em outras redes sociais. Segundo o partido, o canal de Youtube gerido pelo partido "nunca partilhou conteúdo pró-russo" e a página de Twitter que copia o nome ao canal "não pertence ao Chega e é falsa".

Apesar disso, ao consultar a lista de seguidores deste "canal de apoio ao partido Chega" no Twitter verifica-se que tanto a conta oficial de André Ventura como a conta oficial do partido Chega estão a seguir a página.

"O Chega já deixou bem clara a sua posição de condenação e repúdio a esta guerra brutal iniciada pela Rússia, tendo sublinhado a necessidade de punir os seus responsáveis e autores", garante fonte oficial do partido liderado por André Ventura ao Polígrafo.

O Chega recorda ainda que "organizou uma manifestação de apoio à Ucrânia, tendo sido recebido pela senhora embaixadora a quem prestou o seu apoio", bem como "organizou uma recolha de bens a nível nacional com o objetivo de os fazer chegar aos ucranianos em necessidade".

_________________________________

Nota editorial 1: Após a publicação deste fact check, a referida página eliminou todos os elementos visuais relacionados com o partido Chega. Alterou também o seu nome, de "Chega TV" para "Comentário Político". Todas as publicações relacionadas com a guerra na Ucrânia foram igualmente apagadas.

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network