O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Página da BBC no Instagram mudou de cor para preto devido à suposta morte da princesa Kate Middleton?

Sociedade
O que está em causa?
A ausência da Princesa de Gales, que está em casa a recuperar de uma cirurgia (durante a qual lhe foi diagnosticado um cancro, soube-se entretanto), tem gerado muita polémica nas redes sociais. Um suposto desaparecimento tem sido terreno fértil para a multiplicação de teorias e rumores, mesmo após a primeira aparição de Kate Middleton em público. No X/Twitter aponta-se mesmo para uma possível "morte", tudo por causa de uma alegada mudança na cor do logótipo da BBC.
“A conta da BBC no Instagram mudou para preto… Só espero que não tenha nada a ver com Kate Middleton”, destaca-se um tweet publicado no dia 17 de março (tradução livre a partir do original em castelhano). Um outro tweet aponta no mesmo sentido, referindo que Kate Middleton estará “com Lady Di e Isabel II”.

Mensagens como estas têm proliferado nas redes sociais com vários utilizadores a destacarem uma alegada mudança na cor do logótipo da BBC nas diversas redes sociais como uma pista de uma notícia trágica prestes a ser anunciada. Nem sequer a primeira aparição da Princesa de Gales parece ter serenado as teorias da conspiração.

No entanto, tudo não passa de uma falsidade. Isto porque a imagem institucional da BBC nas redes sociais não mudou, já era preta. Ao recuar no arquivo do site da BBC com recurso à “Wayback Machine“, verifica-se que nada mudou nos últimos anos.

Aliás, Olga Robinson, editora assistente na “BBC Verify”, um segmento de verificação de factos e combate à desinformação da estação pública britânica, já veio desmentir estes rumores.

Num tweet de dia 18 de março, Robinson esclareceu que “não existe conta ‘BBC UK’ no Instagram. Há a BBC News UK – com a cor vermelha padrão e a conta geral da BBC – com a cor preta padrão“.

Partilhando duas imagens que comprovam o que afirma, a editora assistente sublinhou que “a BBC utiliza várias cores para as suas contas, incluindo o preto”.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes