O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Outubro terá cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos pela primeira vez em 823 anos?

Facebook
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Em várias publicações que circulam nas redes sociais indica-se que o mês de outubro "vai ter cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos", fenómeno que, supostamente, acontece "a cada 823 anos". Será?

“Este mês de outubro vai ter cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos. Isso só acontece a cada 823 anos. Segundo a astrologia chinesa isso significa fortuna a caminho e bolsos cheios de dinheiro”, descreve-se numa das múltiplas publicações detetadas pelo Polígrafo.

Mas será verdade?

Não. De acordo com o jornal de fact-checkingSnopes“, que verificou uma publicação semelhante, não é verdade que o mês de outubro tenha cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos a cada 823 anos. Na verdade, isto já aconteceu em 2010, acontecerá também este ano, repetindo-se nos anos de 2027 e 2032, seguindo o padrão de 6-5-6-11 anos.

Surgiram várias publicações nas redes sociais a alertar para a suposta mudança de hora na madrugada de domingo, dia 26 de setembro. A confirmar-se, os relógios teriam que ser atrasados por 60 minutos às 02:00, mas na realidade a mudança para a hora de Inverno está determinada para o dia 31 de outubro. Falso alarme.

Outubro tem sempre 31 dias e uma semana compreende sete dias. Isto significa que outubro terá cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos sempre que o mês começa a uma sexta-feira (que é o caso este ano). Uma vez que uma semana tem sete dias e um ano comum consiste em 52s semanas mais um dia, outubro começa numa sexta-feira em média uma vez a cada sete anos.

Contudo, e devido à irregularidade dos anos bissextos (que ocorrem de quatro em quatro anos), outubro não começa a uma sexta-feira sempre a cada sete anos. Segue sim o padrão 6-5-6-11. Ou seja, quando outubro começa a uma sexta-feira, o evento repete-se seis anos depois, cinco anos depois, seis anos depois e, finalmente, onze anos depois.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque