O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Paulo Núncio: “Os salários em Portugal estão 35% abaixo da média europeia”

União Europeia
O que está em causa?
A legislação laboral esteve no centro da discussão do debate quinzenal que aconteceu esta quarta-feira (17 de junho) no Parlamento. Na sua intervenção, Paulo Núncio afirmou que os salários em Portugal estão 35% abaixo da média europeia. Tem razão?
© Agência Lusa

Em dia de estreia de Portugal no Mundial de Futebol, o debate quinzenal do Parlamento foi antecipado e pôs a legislação laboral no centro da discussão. A proposta do Governo de Luís Montenegro de revisão do Código do Trabalho será discutida hoje (18 de junho) e ainda não tem aprovação garantida.

Numa espécie de prova da necessidade de mudar a forma como o trabalho funciona em Portugal, Paulo Núncio afirmou, durante a sua intervenção, que os salários em Portugal estão 35% abaixo da média da União Europeia. O deputado do CDS-PP tem razão?

O salário médio anual dos portugueses cresceu 1.600 euros entre 2023 e 2024, para 24.800 euros, mas continua, ainda assim, abaixo da média da União Europeia, numa percentagem muito próxima à referida pelo deputado Paulo Núncio: cerca de 38%. Os dados dizem respeito a 2024 e foram divulgados no final de 2025 pelo Eurostat. 

O aumento de 1.600 euros entre 2023 e 2024 continua a deixar o salário médio dos portugueses abaixo da média salarial da União Europeia, que se fixou nos 39.800 euros. Está em causa uma diferença de 15 mil euros, em termos absolutos.

Um trabalhador médio da União Europeia ganha cerca de 60% mais do que um trabalhador em Portugal.

De acordo com um relatório promovido pela Associação Business Roundtable Portugal, a diferença salarial entre Portugal e a União Europeia explica-se por fatores como a estrutura social do emprego, isto é, nos últimos anos, o emprego tem crescido em setores com remunerações médias mais baixas.

“Este padrão evidencia um ponto central para a competitividade económica: a convergência salarial sustentável depende, sobretudo, da capacidade de aumentar o peso relativo dos setores mais produtivos e intensivos em conhecimento. Mais do que aumentos salariais isolados, é a transformação da estrutura produtiva que permitirá elevar de forma consistente o nível médio das remunerações”, especifica o documento.

________________________________________

UE

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “[EU[ro Facts”. O projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa de subvenções do Parlamento Europeu no domínio da comunicação – EP-COMM-SUBV-2025-MEDIA. O Parlamento Europeu não foi associado à sua preparação e não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores do programa. O Parlamento Europeu não pode, além disso, ser considerado responsável pelos prejuízos, diretos ou indiretos, que a realização do projeto possa causar.

___________________________  

Avaliação do Polígrafo: 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque