“A grande diferença entre Portugal e a França e a Alemanha é que os supermercados são obrigados a divulgar o leque de benefícios que obtêm em cada etapa da cadeia de distribuição. Em outras palavras, o Governo francês está ciente da diferença entre quem paga as taxas de distribuição aos agricultores e quem depois cobra dos consumidores nos seus consumidores os mesmos produtos. O Governo francês anunciou no documento que vai divulgar esses números mensalmente para deixar claro aos consumidores finais quem quer receber os preços da rede e quem não quer”, realça-se no texto do post de 8 de março, partilhado por milhares de pessoas no Facebook, indagando no final: “Para quando uma mudança da lei como existe nesses países?”
Em causa está uma suposta diferença de preço de morangos vendidos em Portugal e na Alemanha. “Os mesmos morangos a 7 de março em Viana do Castelo, no Mercadona, e na Alemanha: 3,35 euros em Portugal e 1,79 euros na Alemanha“, destaca-se na publicação que suscitou dúvidas a leitores do Polígrafo, motivando vários pedidos de verificação de factos.
Exibe duas imagens de “embalagens” de morangos (com os referidos preços) que “são do mesmo agricultor em Huelva, Espanha, e nós vivemos bem mais perto”.
Esta comparação tem fundamento?
O Polígrafo contactou fonte oficial da Mercadona, rede de supermercados espanhola que tem cerca de 40 lojas em Portugal, questionando sobre a suposta diferença de preços dos morangos.
“Não nos pronunciamos sobre as condições de venda de outras cadeias, sejam portuguesas ou estrangeiras, seja sobre as suas campanhas promocionais, variedade ou qualidade dos produtos – fatores que, como deve compreender, condicionam e tornam incomparáveis as situações apresentadas”, começou por responder.
“Conseguimos confirmar que, pelo que vemos nas imagens da publicação, não se trata de um fornecedor da Mercadona“, sublinhou.
A imagem do supermercado na Alemanha não corresponde a uma loja Mercadona. Na realidade trata-se de um supermercado Kaufland que, na respetiva página online, tem à venda uma embalagem de 900 gramas de morangos por 4,99 euros.
Por quilograma, esses morangos custam um total de 5,55 euros, o que resulta em aproximadamente 2,77 euros por 500 gramas. O preço destacado na imagem é inferior (1,79 euros), mas poderá ter estado em vigor noutro momento (no post indica-se que foi a 7 de março) ou cingir-se à loja física e não à venda online, além da possibilidade de fazer parte de uma qualquer campanha promocional.
Aliás, em Portugal, tanto na Mercadona como noutras redes de supermercados, os preços dos morangos variam frequentemente, sobretudo através de campanhas promocionais temporárias. Fizemos uma pesquisa de preços dos morangos e o facto é que não há um preço fixo, as variações são constantes, de dia para dia e de loja para loja.
Pelo que não podemos concluir com segurança que a diferença de 3,35 euros em Portugal para 1,79 euros na Alemanha seja uma prática sistemática na venda de morangos (ainda que do mesmo produtor) nesses dois países.
Acresce o facto de o preço dos morangos nos supermercados Kaufland já não corresponder ao indicado na fotografia em causa, poucos dias após a publicação nas redes sociais. Perante todas estas condicionantes e variáveis optamos neste caso pelo selo de “Descontextualizado”, até porque o supermercado na Alemanha não é da Mercada, ao contrário do que se sugere na publicação.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: