"Órgão de tubos que se encontra na Igreja de São Martinho de Dume está à venda no OLX. Uma pesquisa sobre órgãos de tubos acaba de revelar que um órgão de tubos de 1977 está à venda no OLX", indica um leitor do Polígrafo, solicitando uma verificação sobre a autenticidade do anúncio.

Ora, pesquisando no referido portal de comércio online encontramos o anúncio em causa, apresentando a seguinte descrição: "Vendo órgão Oberlinger de 1977. Tem dois teclados e pedaleira. Mede 2,40 de altura; 1,90 de largura e 1,20 de profundidade (chega a 1,80 com a pedaleira). Está em bom estado de conservação. Adequado para estudo ou pequena igreja. Pode ser visto na Igreja de São Martinho de Dume, Braga, mediante marcação de dia e hora".

Preço a que o instrumento foi colocado à venda: 17.500 euros.

Contactado pelo Polígrafo, o padre Hermenegildo Faria, responsável pela paróquia de São Martinho de Dume, confirma a autenticidade do anúncio. Porém, garante que "não é um instrumento histórico que pertença originalmente à igreja".

"O órgão foi comprado por um conjunto de particulares que o ofereceram à paróquia há cerca de 10 anos, para substituir o órgão da igreja que ficou destruído num incêndio nos anos 90. No entanto, este acabou por nunca ter sido utilizado convenientemente por não estar adaptado ao espaço, tendo em conta a amplitude da igreja e o tamanho reduzido do instrumento", explica o pároco.

"As mesmas pessoas que doaram o órgão de tubos há 10 anos são agora quem está a tratar da venda do instrumento, tendo já adquirido um novo órgão que o irá substituir", sublinha.

"Neste caso, o que pode gerar alguma confusão nas pessoas é elas acharem que se trata de um órgão histórico, mas não é este o caso. Trata-se de um instrumento em segunda mão, adquirido por particulares que o doaram à igreja e que estão agora a tratar da sua substituição por este não se adaptar ao espaço", conclui.

____________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...
International Fact-Checking Network