O panfleto, de cor azul e com o logótipo da OMS, tem sido partilhado por milhares de pessoas nas redes sociais, à escala global. Consiste em informação sobre como prevenir a infeção pelo novo coronavírus que surgiu na China e entretanto já chegou a vários outros países, ao ponto de a OMS o ter classificado na quinta-feira, dia 30 de janeiro, como uma emergência de saúde pública de interesse internacional.

"Reduza o risco de infeção pelo coronavírus: lave as mãos com água e sabão ou um antiséptico; cubra o nariz e a boca com um lenço ou com o cotovelo quando tossir e espirrar; evite contacto próximo com quem apresente sinais de constipação ou gripe; coza cuidadosamente a carne e os ovos e evite sexo desprotegido com animais selvagens ou de quinta", recomenda-se na imagem em causa.

Mas será que este panfleto é real?

Como em qualquer epidemia, a OMS tem vindo a disponibilizar no seu website vários panfletos e informações sobre precauções a tomar como forma de evitar a infeção pelo novo coronavírus.

O panfleto sob análise foi adulterado. O original foi publicado no dia 27 de janeiro na página do Twitter da OMS com a seguinte legenda: "Em surtos de outros tipos de coronavírus (MERS e SARS), a transmissão entre pessoas ocorreu através de gotículas, contacto e fómites, sugerindo que o modo de transmissão do 2019-nCoV possa ser semelhante".

Na versão original, a última recomendação consiste na seguinte mensagem: "Evite contacto desprotegido com animais selvagens ou de quinta".

O panfleto adulterado está assim a reproduzir desinformação, com a agravante de se tratar de uma matéria sensível de saúde pública.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente falso" nos sites de verificadores de factos;

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network