O La Concorde 4 recebeu ontem, quarta-feira, 22 skaters de 14 países para a segunda disciplina de skate destes JO: o park, no caso, a eliminatória da prova masculina (que apurarou os 8 melhores para a final).
Entre os concorrentes esteve, por Portugal, Thomas Augusto, nascido (San Diego) e residente nos Estados Unidos, com pais brasileiros e avô português. Thomas foi um dos últimos atletas daquela disciplina do skate a qualificar-se, já na segunda quinzena de junho (dia 23), e é o n.º 21 do ranking mundial.
O luso-americano de 20 anos, que falhou o apuramento para a final, esteve no terço de competidores mais jovens, numa prova marcada pela grande amplitude etária. Os mais jovens são o americano Gavin Bottger (que já é o n.º 3 do ranking mundial) e o australiano Keefer Wilson, ambos com 17 anos, e o dinamarquês Viktor Solmunde, ainda com 16 anos, nascido a 31 de agosto de 2007.
No extremo oposto, estão dois skaters com mais de 45 anos: Dallas Oberholzer (África do Sul), de 49 anos, e Andrew MacDonald, de 51 anos, nascido a 31 de julho de 1973.
Recorde-se que em Tóquio 2020, a primeira olimpíada que teve no seu programa o skate, a medalha de ouro no skate park foi conquistada por um jovem de 18 anos, o australiano Keegan Palmer, e que, ontem mesmo, a competição feminina desta disciplina teve como vencedora a australiana Arisa Trew, de 14 anos (feitos em maio).
_______________________
Avaliação do Polígrafo: