“O Rio Sena finalmente está apto para as provas de natação”. A mensagem aparece a legendar uma fotografia onde se vê o Rio Sena, com a Torre Eiffel em fundo, com águas translúcidas, a lembrar a cor do mar de algumas praias de destinos considerados paradisíacos. Neste caso concreto, trata-se de uma publicação colocada no Facebook, mas outras do mesmo teor foram divulgadas no X .
A qualidade das águas do rio que atravessa Paris é uma das grandes preocupações relativas aos JO, uma vez que diversas avaliações realizadas ao longo do tempo indicaram que não estariam em condições para utilização humana, o que põe em risco as provas de natação do triatlo e de natação em águas abertas. A última análise com “sinal vermelho” efetuada antes da postagem agora verificada ocorreu a 21 de junho, 33 dias antes do início dos JO. Em concreto, concluiu-se que os níveis de concentração da bactéria fecal Escherichia Coli e da Enterococos estavam acima do recomendável para o contacto com a água.
Já depois desta data, os valores destas bactérias baixaram e a qualidade global da água permitia a sua utilização nas já mencionadas provas olímpicas. De tal forma, que tanto a ministra do Desporto como a presidente da Câmara de Paris mergulharam no Sena, em demonstrações de confiança sanitária no rio.Quer isto dizer que águas do Sena estão em condições de acolher os nadadores e têm até com aquele aspeto translúcido?
Não. A pretensa fotografia em causa não é autêntica, mas sim criada através de Inteligência Artificial (IA). Uma pesquisa reversa de imagens permite encontrar a fonte e a respetiva inspiração: uma imagem publicada em diversas redes sociais, quatro dias antes da publicação enganadora, que se identifica como criação artística através do recurso à IA, portanto, não a fazendo passar por real.
Quanto à qualidade das águas, no dia 28 de julho (ontem) não tinha a suficiente para a realização das provas. As chuvas dos últimos dias, como se temia, aumentaram a concentração daquelas bactérias, tendo sido anulados os treinos dos nadadores agendados. Se a organização dos JO não acionar o “plano B” que já tem preparado, será nos próprios dias das provas (30 e 31 de julho) que se verificará se o Sena tem condições para ser o seu palco.
Desde 2016, já foram investidos cerca de 1,4 mil milhões de euros para despoluir o Sena.
____________________
Avaliação do Polígrafo: