O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Olímpicos 2024. Hamas ameaçou realizar atentado em Paris durante os Jogos Olímpicos?

Desporto
O que está em causa?
Foi publicado nas redes sociais um vídeo (entretanto retirado) da suposta autoria do movimento terrorista Hamas, em que esta organização garantia que cometeria um atentado em Paris durante o evento.

“Rios de sangue fluirão pelas ruas de Paris.” Esta é uma das frases intimidatórias veiculadas por um vídeo publicado nas redes X e Telegram, que alude ao período em que decorrerão os JO. O seu autor, em árabe, assume-se como porta-voz do Hamas e explica que essa será a retaliação daquele grupo terrorista pelo que considera ser o apoio de França à intervenção militar israelita na Faixa de Gaza, que desde outubro passado já provocou milhares de mortos, a maioria civis.

No vídeo, que já não está disponível, o seu protagonista – que veste peças de roupa que parecem remeter para o universo da organização terrorista –  levanta a cabeça de um manequim salpicada de sangue falso.

No entanto, pouco tempo depois, o próprio Hamas tomou a iniciativa de desmentir a autoria do vídeo, num comunicado oficial colocado no Telegram.

Também a Microsoft, através do seu Centro de Análise de Ameaças, considerou tratar-se de uma falsificação, atribuindo-a a estratégias de desinformação russa para perturbar os JO, em particular ao grupo Storm-1516. A Microsoft tem vindo a prosseguir a sua investigação sobre o tema, que já foi objeto de um relatório apresentado em junho passado e em que são divulgados exemplos de casos similares a este.

A NBC News detetou duas semelhanças fundamentais entre este vídeo e um outro, também falso e igualmente da autoria do Storm-1516, publicado em outubro, e no qual se fazia crer que a Ucrânia estaria a armar o Hamas: a mesma parede cinza como fundo e a mesma roupa do emissor da mensagem.

A desconstrução deste vídeo falso ocorreu nas próprias redes sociais, conforme noticiou o The New Arab, efetuada por usuários árabes ou com conhecimento profundo da respetiva cultura, da Palestina e do Hamas. Três grandes incongruências são apontadas: a pronúncia de algumas palavras no texto lido; a realização de atentados fora do território israelita ou palestiniano e a roupa usada pelo protagonista (o uso do keffiyeh preto e branco não é usado pelo Hamas, mas sim o vermelho e branco com uma faixa verde na cabeça).

Assim, é falso que o Hamas tenha ameaçado realizar atentados em Paris durante os Jogos Olímpicos. Trata-se de uma falsificação, atribuída a grupos de desinformação russos.

_______________________

Avaliação do Polígrafo:

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque