Entre olimpíadas, são três as competições mais importantes no K1 1000 metros – a disciplina da canoagem em que Fernando Pimenta é especialista e na qual disputa este sábado as meias-finais (e previsivelmente a final) destes JO: Campeonatos Mundiais, Campeonatos Europeus e Taça do Mundo (estruturada em diferentes etapas, em forma de circuito).
Assim, desde a realização das últimas olimpíadas (Tóquio 2020) – em julho/agosto de 2021 –, houve 11 provas para estas três competições: 3 Mundiais (Copenhaga 2021; Halifax 2022 e Duisburgo 2023), 2 Europeus ( Munique 2022 e Szeged 2024) e 6 etapas da Taça do Mundo (duas em cada ano). Recorde-se que os Jogos Europeus não contemplam o K1 1000 metros.
Nestas 11 provas, Fernando Pimenta levou o seu caiaque a ficar sempre entre os três primeiros: 5 medalhas de ouro (duas delas em Mundiais, a prova mais importante entre olimpíadas), 4 de prata (uma delas também num mundial) e 2 de bronze.
Nenhum outro atleta conseguiu presença tão assídua entre os três primeiros lugares. Aqueles que se aproximaram mais foram os húngaros Balint Kopasz (3 primeiros lugares, 2 segundo e 2 terceiros) e Adam Varga (2 primeiros lugares e 2 segundos), os dois apurados para as meias-finais destes JO e também fortes candidatos a estar entre os 8 finalistas.
Nenhum outro atleta no K1 1000 metros conseguiu, nestes três anos, mais do que dois podiums nestas 10 provas.
A última competição de referência, os Europeus 2024 (disputados entre 13 e 16 de junho em Szeged/Hungria), foi surpreendentemente ganha pelo atleta bielorusso (mas que competia sob chancela independente) Aleh Yurenia, que não está nestes JO justamente devido às sanções impostas pelo Comité Olímpico Internacional ao seu país. Em segundo lugar, ficou o magiar Balint Kopasz e em terceiro Fernando Pimenta.
No mês anterior, nas duas etapas da Taça do Mundo, Fernando Pimenta ficou em primeiro (Poznan/Polónia) e terceiro lugar (também em Szeged/Hungria). Balint Kopasz foi o vencedor desta prova realizada no seu país.
Nos últimos JO, Kopasz e Varga foram, respetivamente, medalha de ouro e prata, ficando Pimenta com o bronze.
Assim, é verdadeiro que Fernando Pimenta ficou sempre no podium nas 11 principais provas de K1 1000 metros disputadas desde Tóquio 2020 (incluindo ter sido campeão mundial em duas ocasiões), sendo por isso o mais forte candidato à conquista de medalha, seja ela qual for.
__________________________
Avaliação do Polígrafo: