"O Ministério Público está a averiguar o desaparecimento de oito milhões de euros destinados à compra da vacina contra a Covid-19", lê-se na notícia falsa, datada de 1 de fevereiro.

As gralhas e o formato do título (das aspas à maiúscula em milhões) são desde logo um sinal de que não se trata de um conteúdo autêntico, mas o grafismo aparentemente similar ao do site do "Público" terá enganado muitas pessoas que estão a partilhar esta fake news.

O jornal "Público" entretanto já sinalizou que se trata de uma falsificação.

"Esta imagem de uma suposta notícia do jornal 'Público' tem circulado nas redes sociais nas últimas horas. Esclarecemos que jamais foi publicada (e muito menos 'apagada') uma notícia com este título. A imagem trata-se de uma manipulação do site do 'Público', através da edição de código HTML no browser de um utilizador, que depois tirou uma fotografia do ecrã e partilhou com os seus contactos. É uma velha táctica de quem cria e partilha notícias falsas", esclarece o jornal.
"Neste caso, e olhando para a data e a assinatura na imagem, trata-se de uma falsificação de uma notícia real, que se mantém no site do 'Público' (www.publico.pt/1948813) com o título original, tal como pode ser verificado no Twitter, onde foi partilhada automaticamente à mesma hora (https://twitter.com/Publico/status/1356299948355153922). Não se deixe enganar por fotografias de sites e outros truques. Não acredite em tudo o que circula nas redes sociais. Pense por si próprio", conclui.

_____________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network