O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Oeiras começou a instalar iluminação de Natal na primeira semana de setembro?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
O alerta foi dado nas redes sociais, na quarta-feira, por um utilizador do Twitter: "Em Oeiras, já estão a montar as luzes de Natal. Vou repetir: em Oeiras, já estão a montar as luzes de Natal." Os comentários, com teor irónico, foram-se multiplicando nas horas seguintes, mas será mesmo verdade que a autarquia de Oeiras começou a instalar iluminação natalícia no mês de setembro?

“Em Oeiras, já estão a montar as luzes de Natal. Vou repetir: em Oeiras, já estão a montar as luzes de Natal. E querem saber a minha opinião? Eu dou na mesma: deixem lá as luzes o ano todo. Se é para a parvoíce, não se acanhem, sejam parvos à grande”, lê-se no tweet divulgado a 22 de setembro.

Entre as centenas de comentários deixados em resposta, são vários os que brincam com a situação, dizendo que “o Natal é quando um calendário das autárquicas quiser”, ou ainda que a culpa é das “sacanas das alterações climáticas, assim o calendário fica todo torcido”. E há até quem tenha tirado uma fotografia no dia a seguir para provar o que se passa.

O Polígrafo contactou a autarquia de Isaltino Morais, já conhecida pelos gastos avultados na iluminação nessa altura do ano. Em 2020, a título de exemplo, a Câmara Municipal de Oeiras gastou 500 mil euros só nas luzes de Natal no centro da cidade.

Este ano, confirma o município, e “tal como acontece todos os anos”, a “Câmara Municipal de Oeiras começou a instalar a iluminação de Natal num vasto conjunto de arruamentos e edifícios do território”, tudo isto na primeira semana de setembro.

“Trata-se de uma tradição que, além de contribuir para proporcionar às famílias uma quadra Natalícia mais feliz, através da valorização do património municipal e do espaço público, também fomenta e contribui para a dinamização do comércio tradicional, apoiando-se, desta forma, a economia local”, justifica a autarquia.

“Trata-se de uma tradição que, além de contribuir para proporcionar às famílias uma quadra Natalícia mais feliz, através da valorização do património municipal e do espaço público, também fomenta e contribui para a dinamização do comércio tradicional, apoiando-se, desta forma, a economia local”, justifica a autarquia.

Este trabalho é feito pelo município de Oeiras em colaboração com a Associação Comercial e Empresarial dos Concelhos de Oeiras e Amadora (ACECOA), sendo que, para o efeito, a autarquia atribuiu este ano àquela associação uma comparticipação financeira no valor de 587.302 euros “para apoio na instalação de iluminação alusiva ao Natal em diversos arruamentos e edifícios do território do Concelho de Oeiras”.

Nas redes sociais, vários utilizadores têm criticado a Câmara Municipal de Oeiras por inaugurar, no dia 25 de Abril, um obelisco no Parque dos Poetas. O monumento terá custado 600 mil euros, numa altura em que "o setor da cultura passa por tempos tenebrosos". Confirma-se o valor?

Assim, confirma-se que Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, já começou a instalar as luzes de Natal no município ao qual se recandidata nas eleições autárquicas do próximo domingo, como independente.

__________________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Verdadeiro” ou “Maioritariamente Verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque