Poucos dias depois de terminar uma das competições de ténis mais conhecidas do mundo - o US Open -, começou a circular nas redes sociais uma publicação que supostamente revela "o segredo para a capacidade física" de Rafael Nadal, ou mais concretamente a receita que o tenista espanhol utiliza para combater as cãibras.

Em causa está uma solução de água filtrada que é recolhida no mar Cantábrico e contém um conjunto de sais minerais que ajudam a combater a desidratação, uma das principais causas das cãibras musculares. Confirma-se? Ou é apenas um mito?

A informação veiculada no artigo é verdadeira, embora não seja recente. Foi primeiramente noticiada em 2015 pelo jornal desportivo "Marca", o mesmo que agora republicou a informação, na sequência de declarações de Nadal em que admitiu ter ficado desidratado e com cãibras durante uma partida do US Open contra Diego Schwartzman.

A notícia de 2015, que foi capa do jornal "Marca", surgiu depois do jogo que colocou Nadal frente a Tim Smyczek, na terceira ronda do Australia Open. Durante o confronto com Smyxzek, em 2015, segundo um artigo do jornal "El Mundo", as condições meteorológicas - nomeadamente o calor e a elevada humidade - levaram o atleta espanhol até ao limite, afetando a sua prestação no jogo. Na subsequente conferência de imprensa, Nadal admitiu ter estado “a ponto de não continuar”.

Sentia-me muito cansado. No final do primeiro set comecei a sentir o meu corpo muito mal. Quando estava a servir para o terceiro, quase vomitei. Sofri muito na pista durante três horas e meia, demasiado”, contou Nadal aos jornalistas.

Porém, o atleta conseguiu recuperar a tempo de vencer o jogo. Num vídeo difundido na plataforma YouTube que mostra a transmissão do jogo pelo canal EuroSport é possível ver que, num momento de pausa, o tenista recebe algo de um elemento da plateia - terá sido Toni Nadal, tio do atleta e ex-treinador de ténis - e depois ingere um líquido. O clip do vídeo foi partilhado pela Laboratoires Quinton, uma empresa especializada na filtração a frio da água do mar Cantábrico para efeitos terapêuticos, e inclui informações promocionais associadas.

De acordo com Gerado Gómes, diretor comercial da empresa, em declarações ao jornal "El Mundo" também em 2015, o produto foi criado especialmente para a competição desportiva, contém 33 gramas de sais minerais por litro e é produzido em cápsulas. “É uma concentração muito alta para que a reposição seja muito rápida”, explicou.

Este tipo de líquidos é classificado como hipertónico, sendo de rápida absorção pelo organismo por ter uma maior concentração de sais minerais do que o nível médio do sangue, promovendo o processo de osmoses - processo de transmissão de elementos de líquidos mais concentrados para líquidos menos concentrados através de membranas semipermeáveis.

As cãibras provocadas pelo calor são um problema que Nadal tem vindo a enfrentar desde há largos anos. Em 2004, por exemplo, o atleta espanhol queixou-se durante o jogo contra Andy Roddick, a contar para a Davis Cup, e em 2011 chegou mesmo a pedir à marca que o patrocina para disponibilizar t-shirts do equipamento desportivo mais largas, de forma a evitar suar tanto. O problema de desidratação que atinge o atleta foi identificado depois de terem sido feitos testes médicos, pedidos pelo seu médico pessoal, Angel Ruiz Cotorro, segundo revelou o jornal "Marca".

Nadal participou no US Open de 2019 que se realizou em Nova Iorque, entre os dias 26 de agosto e 8 de setembro, tendo obtido o primeiro lugar na categoria de singles masculinos. Foi a quarta conquista do US Open para o tenista espanhol.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “verdadeiro” ou “maioritariamente verdadeiro” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro