Recebeu uma mensagem de um número desconhecido com um aviso a dizer que o pagamento da sua subscrição da Netflix foi rejeitado e que, por isso, a sua conta vai ser suspensa? Não foi o único.
Várias pessoas nas redes sociais têm relatado ter recebido uma mensagem do género que indica ainda que deverão abrir um link para renovar o pagamento da subscrição.
Mas será que se trata mesmo de uma mensagem da Netflix?
Não. No site oficial da plataforma de streaming, a Netflix explica que se um utilizador “receber um e-mail ou uma mensagem de texto (SMS) a pedir o e-mail, número de telefone, palavra-passe ou forma de pagamento da sua conta Netflix, esse contacto, muito provavelmente, não é da Netflix”.
O facto de a mensagem de texto incluir um link para um site que não está relacionado com a Netflix também comprova que não se trata de uma comunicação oficial da empresa. Um dos endereços que tem surgido nas mensagens, “restoresubs.com” nada tem a ver com o endereço oficial da Netflix em Portugal, “netflix.com/pt”.
E a própria empresa assegura: “Nunca iremos pedir pagamentos através de fornecedores ou de sites de terceiros (…) Se a SMS ou o e-mail tiverem uma ligação para um URL que não reconhece, não toque nem clique na ligação. Se já o fez, não introduza nenhuma informação no site que for aberto.”
O Polígrafo pediu esclarecimentos sobre o assunto à Netflix, que optou por não fazer uma declaração oficial sobre o assunto.
Confirma-se, portanto, que as SMS que têm circulado a notificar falsamente, os utilizadores da Netflix de que o seu pagamento de subscrição foi rejeitado não são verdadeiras. Trata-se de uma burla.
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Avaliação do Polígrafo: