“Vale tudo para o PS ter votos e não interessa como, o que interessa é estar no poder para sempre”, comenta-se numa das publicações que mostra a imagem supostamente captada a partir de uma entrevista de Rana Taslim Uddin, líder da comunidade do Bangladesh em Lisboa, nos estúdios da SIC Notícias, com a seguinte citação em destaque: “O Partido Socialista prometeu-nos apoio em troca de votos.”
No texto, datado de 3 de maio, alega-se que “neste momento, Portugal deve ter no total mais de 2 milhões de imigrantes, incluindo os que conseguiram o passaporte português de toda a maneira, os filhos dos imigrantes e os ilegais. São 20% da população portuguesa. (…) Mas o pior vai ser quando eles disserem que o país é deles, vai ser o fim da nossa História e o inferno para os portugueses!”
Ainda na imagem em causa, destaque para uma legenda em que se repete a citação de Uddin, sublinhando: “Compreendem agora o porquê de tanta imigração, visto que mais direto é impossível.”
Em causa está Rana Taslim Uddin, líder da comunidade do Bangladesh em Lisboa, que tem sido um alvo frequente de desinformação e mensagens de ódio nas redes sociais.
Na sequência de uma polémica operação policial na rua do Benformoso – que liga o Martim Moniz ao Largo do Intendente, em Lisboa -, Uddin esteve em direto nos estúdios da SIC Notícias, a 27 de dezembro, para uma breve entrevista.
Durante a qual não disse que “o PS prometeu-nos apoio em troca de votos”. O Polígrafo analisou a gravação em vídeo da entrevista e verificou que essa frase não foi proferida por Uddin, de todo.
A imagem que está a ser difundida nas redes sociais consiste numa manipulaçãogrosseira da frase em destaque no rodapé.
Na transmissão original da SIC Notícias, a frase em destaque naquele preciso momento era a seguinte: “PSP não vai abrir inquérito interno.”
____________________________
Avaliação do Polígrafo: