“Lamenta que Francisco Assis não continue no Parlamento Europeu?” A pergunta foi colocada por Carlos Andrade, jornalista que modera o debate no programa televisivo e radiofónico “Circulatura do Quadrado” (TVI24 e TSF), emitido a 21 de fevereiro. Dirigia-se a Jorge Coelho, antigo governante e dirigente do PS, o qual respondeu da seguinte forma: “O Francisco Assis é um político pelo qual tenho uma enorme estima, não só pessoal como daquilo que é a sua qualidade política, mas ele próprio não viu nenhum problema em ter saído de deputado. Porque foi continuar a regra: o PS nunca apresentou o mesmo deputado duas vezes às eleições”.
Coelho referia-se às eleições para o Parlamento Europeu, agendadas para o dia 26 de maio de 2019. Francisco Assis foi o cabeça-de-lista do PS nas eleições para o Parlamento Europeu em 2014, mas não vai integrar a lista de candidatos em 2019. Termina assim a sua segunda experiência como eurodeputado (já tinha sido exercido um mandato no Parlamento Europeu entre 2004 e 2009). O líder do PS, António Costa, já anunciou entretanto que o cabeça-de-lista em 2019 será Pedro Marques, o qual acaba de cessar as funções de ministro do Planeamento e das Infraestruturas.
“O PS nunca apresentou o mesmo deputado duas vezes às eleições”, afirmou Coelho, na “Circulatura do Quadrado”. O que o comentador pretendia dizer é que o PS nunca apresentou o mesmo cabeça-de-lista às eleições para o Parlamento Europeu, ou seja, mudou sempre de cabeça-de-lista de eleição para eleição, desde a primeira em 1987. É verdade? O Polígrafo compilou os nomes dos cabeças-de-lista do PS em todas as eleições ao Parlamento Europeu, a saber:
1987 – Maria de Lourdes Pintasilgo
1989 – João Cravinho
1994 – António Vitorino
1999 – Mário Soares
2004 – António Costa
2009 – Vital Moreira
2014 – Francisco Assis
Ou seja, com a escolha de Pedro Marques para 2019, em detrimento de Francisco Assis, o PS mantém a tradição de mudar sempre de cabeça-de-lista. Tal como Jorge Coelho salientou no referido programa. Essa declaração é factualmente correta.
Avaliação do Polígrafo: