Nos últimos dias de dezembro, várias páginas de Facebook anunciaram supostas campanhas do Pingo Doce, na qual a cadeia de supermercados estaria a oferecer três carros a quem escrevesse “Feliz Natal” na caixa de comentários.
“Para celebrar o aniversário e o Natal do Pingo Doce, a equipa do Pingo Doce gostaria de partilhar a alegria oferecendo 3 automóveis novos e outros prémios emocionantes a todos os que escreverem ´feliz Natal´”, lê-se numa das publicações.
Mas estará mesmo a cadeia de supermercados Pingo Doce a oferecer “três carros” “e outros prémios” a quem comente “feliz Natal”?
Em fevereiro deste ano, o Pingo Doce publicou um comunicado no seu site oficial a dizer que a comunicação da cadeia de supermercados “sai exclusivamente” nos “canais oficiais” da marca. Consultando o site e as redes sociais oficiais do Pingo Doce verifica-se que não há qualquer referência a uma campanha como aquela que é mencionada na publicação em questão.
Em resposta a questões enviadas pelo Polígrafo acerca da primeira página do género que encontrou – chamada “Pingo Doce Fans” – o Pingo Doce afirmou: “A página de Facebook em questão, “Pingo Doce Fans” não é da autoria nem da responsabilidade do Pingo Doce, trata-se de uma página fraudulenta e já foi denunciada como tal”. A página já não se encontra disponível, mas ainda pode ser consultada através da ferramenta Wayback Machine.
Nas várias páginas analisadas pelo Polígrafo existiam vários indícios que permitiam desconfiar da autenticidade das mesmas. A página sobre a qual o Pingo Doce se pronunciou dizia na descrição que era de um “agente imobiliário”. Através de uma reverse image search (“pesquisa reversa por imagem”, em tradução livre) foi possível encontrar as fotografias dos carros publicadas destes anúncios falsos em várias outras publicações de páginas fraudulentas oriundas de vários países distintos.
A fotografia que acompanha o falso anúncio, onde se vêm funcionários do Pingo Doce a cortar um bolo de aniversário foi utilizada pelo jornal regional “Correio do Minho” numa notícia de março sobre o 14.º aniversário da loja Pingo Doce no centro comercial Braga Parque. Ou seja, nada tem que ver com o Natal ou com um suposto passatempo.
Assim sendo, não é verdade que o Pingo Doce esteja a oferecer carros aos utilizadores de Facebook que comentem “feliz Natal”. As páginas que têm divulgado as supostas ofertas são fraudulentas.
________________________________
Avaliação do Polígrafo: