Como é que a mesma garrafa de vinho tinto custa 3,19 euros num sítio e 13,99 euros noutro sítio? Esta dúvida foi endereçada ao Polígrafo por vários leitores, com base numa publicação viral no Facebook que coloca lado-a-lado duas imagens do mesmo vinho, com o rótulo Piteira Alicante Bouschet, à venda num supermercado local e num hipermercado. A diferença de preços indicados é substancial: quase cinco vezes mais caro no hipermercado.

"A culpa é da guerra e do preço do gasóleo", ironiza o autor da publicação em causa.

O Polígrafo contactou o Supermercado Bom Gosto que confirmou a venda daquele vinho em particular, por 3,19 euros, na loja de Frazão (existem três supermercados desta marca que se localizam em Frazão, Freamunde e Carvalhosa). 

Por sua vez, a rede de hipermercados Continente confirma que "vende este produto em exclusivo nas suas lojas ao preço indicado no linear e com a poupança assinalada, usufruindo ainda o cliente de eventuais descontos, em vigor em cada momento, bem como, das vantagens associadas ao 'Cartão Continente'".

  • "Casa de sonho da Barbie" à venda por €600 em Portugal e apenas €283 no Luxemburgo?

    Esta semana tornou-se viral nas redes sociais uma imagem da "Casa de sonho da Barbie" que está à venda num supermercado em Portugal por 599,99 euros. As críticas relativamente ao preço (a par da utilidade ou valor pedagógico, entre outras perspetivas) subiram de tom quando surgiu uma imagem do mesmo brinquedo à venda no Luxemburgo por um preço muito inferior: 283 euros. Verdadeiro ou falso?

Questionada pelo Polígrafo sobre esta matéria, a Deco Proteste indica que um vinho, mesmo que exclusivo de determinada marca, pode ser vendido noutras lojas, dependendo do "acordo estabelecido entre o distribuidor Continente e o produtor do vinho".

"A exclusividade de venda poderá ser restrita ao canal de distribuição, neste caso exclusivo para os supermercados Continente, dentro da 'grande distribuição', mas podendo estar à venda em outros canais de distribuição tradicionais, como garrafeiras, minimercados e afins", conclui.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network