Consultando os resultados oficiais das eleições legislativas que se realizaram no dia 6 de outubro de 2019, quando ainda faltam apurar os círculos da Europa e Fora da Europa, de facto, confirma-se que o PAN elegeu um deputado e três deputadas, constituindo assim um grupo parlamentar em que os homens estão em minoria (25%) relativamente às mulheres (75%).

Mais concretamente, o PAN elegeu André Silva e Paula Real no círculo eleitoral de Lisboa, Bebiana Cunha no círculo eleitoral do Porto e Maria Rodrigues no círculo eleitoral de Setúbal.

Tornou-se o único grupo parlamentar com mais deputadas do que deputados?

Importa ter em atenção que o partido Livre elegeu apenas uma deputada, Joacine Katar Moreira, ficando assim com uma representação parlamentar totalmente feminina. No entanto, a formação de um grupo parlamentar implica a eleição de pelo menos dois deputados, pelo que o Livre não entra nestas contas em torno da declaração de André Silva.

Por outro lado, verificamos que o CDS-PP elegeu três deputadas - Assunção Cristas (Lisboa), Ana Rita Bessa (Lisboa), Cecília Meireles (Porto) - e apenas dois deputados - João Almeida (Aveiro), Telmo Correia (Braga).

Ou seja, tal como o PAN, o CDS-PP também tem um grupo parlamentar em que os homens estão em minoria (40%) relativamente às mulheres (60%). Ressalvando, porém, que Assunção Cristas entretanto anunciou a convocação de um congresso extraordinário e tomou a decisão de não se recandidatar à liderança do partido.

Na noite eleitoral, à saída da sede do CDS-PP no Largo do Caldas, em Lisboa, questionada sobre se tenciona assumir o mandato de deputada à Assembleia da República, Assunção Cristas respondeu da seguinte forma: "Não tenho mais nada a dizer nesta noite".

Se não assumir o mandato, esse passará para o terceiro colocado na lista do CDS-PP em Lisboa, João Gonçalves Pereira, o que colocará os homens em maioria e as mulheres em minoria no grupo parlamentar do CDS-PP.

De qualquer modo, atendendo ao momento em que foi proferida, a declaração de André Silva tem que ser classificada como errada ou falsa. O grupo parlamentar do PAN não é o único "em que os homens estão em minoria", sendo acompanhado pelo do CDS-PP nessa singularidade, pelo menos enquanto Assunção Cristas não abdicar do mandato para o qual acaba de ser eleita.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Falso
International Fact-Checking Network