"Sabia que… 6 meses após beneficiarem de FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA, cerca de 12.000 desempregados já conseguiram um EMPREGO?" Eis a mensagem publicitária difundida através de um pacotinho de açúcar, com o patrocínio do Portugal 2020, acordo de parceria entre o Estado português e a Comissão Europeia. Pelos menos desde há oito meses que a imagem deste pacotinho de açúcar está a ser difundida nas redes sociais, totalizando centenas de milhares de partilhas. A legenda é quase sempre a mesma: o Governo gastou "milhões" nessa campanha. Verdade?

Comecemos pela veracidade do pacotinho de açúcar. De facto, em fevereiro de 2018, foi lançada a campanha "Sabia que…?", coordenada no âmbito da Rede de Comunicação Portugal 2020. "Traduz-se na impressão de frases em pacotes de açúcar, onde se divulgam resultados dos apoios dos Fundos da União Europeia (UE) em Portugal, com benefícios para as pessoas e para as regiões, melhorando a perceção do público português sobre o impacto da aplicação destes fundos no nosso país", descreveu a entidade promotora da campanha.

Pacotes

Era uma coleção de 10 frases distintas:

  • "Sabia que… Os Fundos da União Europeia apoiam a reciclagem dos 460 kg de resíduos que cada um de nós produz por ano?"
  • "Sabia que… Os Fundos da União Europeia apoiam o emprego de investigadores ligados à economia do mar?"
  • "Sabia que… Cerca de 40% dos jovens que apostam na agricultura com o apoio dos Fundos da União Europeia são mulheres?"
  • "Sabia que… Com o apoio dos Fundos da União Europeia a taxa de abandono escolar diminuiu de 35,5% para 14% em 10 anos?"
  • "Sabia que… Nos últimos dois anos os Fundos da União Europeia já apoiaram 2500 pessoas com deficiência e incapacidade no desenvolvimento de competências profissionais?"
  • "Sabia que… Seis meses após beneficiarem de Fundos da União Europeia, cerca de 12000 desempregados já conseguiram um emprego?”
  • "Sabia que… Com o apoio dos Fundos da União Europeia a % de licenciados (30-34 anos) em Portugal subiu de 12,9% para 34,6% em 10 anos?"
  • "Sabia que… Por dia, em média, as empresas nacionais investem 3,8 M€ em inovação com apoio dos Fundos da União Europeia?"
  • "Sabia que… Nos últimos 10 anos cerca de 17 mil empresas beneficiaram de Fundos da União Europeia para serem mais competitivas?"
  • "Sabia que… Os Fundos da União Europeia contribuem para 87 mil novos postos de trabalho nas nossas empresas?"

Mas sendo verdadeira a imagem, tendo a campanha existido mesmo, também é verdade que o Governo "gastou milhões" nessa iniciativa de propaganda? "Foram convidadas a colaborar quatro empresas que atuam no mercado do café e dos chás, com vista à produção de pacotes de açúcar com as frases inscritas e à distribuição dos mesmos. Destaca-se que esta iniciativa não teve quaisquer custos, contrapartidas ou financiamento por parte de fundos públicos", esclareceu a entidade promotora. Mais, não encontramos registo público de contrato relativo a essa eventual despesa pública.

Pelo que a campanha é verdadeira, aconteceu mesmo, os pacotinhos de açúcar circularam pelo país, mas a iniciativa "não teve quaisquer custos, contrapartidas ou financiamento por parte de fundos públicos". Em conclusão: a imagem é verdadeira, mas a legenda, a interpretação que se faz da imagem (em quase todas as publicações que detetámos, sobretudo nas que têm mais partilhas) é claramente falsa.

Falso