- O que está em causa?Numa altura em que a guerra no Médio Oriente continua sem fim à vista, alega-se que o ator Mel Gibson terá vaticinado, através de uma publicação nas redes sociais, o “fim” do Estado de Israel. Verdade ou mentira?

Nas redes sociais, está a ser partilhada a imagem do que aparenta ser uma publicação online assinada por Mel Gibson, onde o ator estima que o “fim” do Estado de Israel estará para breve. Isto numa altura em que as tropas do país continuam “a braços” com a guerra com o Hamas.
“O fim está para breve e eles sabem-no, é por isso que querem destruir tudo o que estiver no caminho”, lê-se na suposta mensagem, partilhada a 5 de novembro, que surge acompanhada da imagem da bandeira israelita. Porém, o emblema, no lugar da Estrela de David - elemento central da cultura judaica -, apresenta uma ampulheta, reforçando a ideia de que o tempo poderá ser um inimigo para este país.

Mas será que esta mensagem é mesmo da autoria de Mel Gibson?
Não. A explicação foi dada à Reuters por Alan Nierob, representante do ator, que deu a garantia de que se trata de uma “publicação falsa, uma vez que o Sr. Gibson não tem quaisquer plataformas de redes sociais”. A mesma versão da história foi apresentada por este agente a outros meios de comunicação internacionais, como a Associated Press e o Lead Stories.
De facto, não existem evidências de que o ator detenha uma conta oficial nas principais redes sociais - Facebook, Instagram e X/Twitter -, nem que esta sua posição tenha sido partilhada em qualquer uma delas, pelo que atribuímos o carimbo de “Falso” a esta alegação.
____________________________
Avaliação do Polígrafo:
