- O que está em causa?"Tweets" antigos de Rui Rocha estão a colocar em causa a possibilidade de um Governo formado pelos liberais e pelo PSD, condição para já necessária à presença da direita num Executivo. Em causa a relação entre o líder do Iniciativa Liberal (IL) e Luís Montenegro, a quem Rocha já chamou de "especialista em lerpa e 'king'". Confirma-se?

Antes de chegar à liderança dos liberais, Rui Rocha tinha uma intensa presença na rede social "X" (antigo "Twitter"), a partir de onde dirigiu várias afirmações insultuosas a algumas das principais figuras do Estado. Os alvos foram António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Ferro Rodrigues e até Eduardo Cabrita. Exemplos de alguns dos epítetos utilizados relativamente a este conjunto de figuras: Guido Gordo do Costa, tromba, imbecil, idiota, 'encagado'.
Mas não é tudo. Na terça-feira, 19 de setembro, um utilizador do "X" lançou a questão: "Como é que a IL vai alguma vez formar Governo com o PSD com Rocha na liderança e Montenegro na liderança do PSD?" Além das divergências políticas, não parece haver entre Montenegro e Rocha algum tipo de impedimento que trave a formação de um Executivo à direita. Em 2019, porém, não era bem assim.
Rui Rocha, agora sem conta no "X", escrevia em janeiro desse ano: "Se fossem o Costa PS, quem preferiam no PSD? Rio, o nabo com elevado auto-conceito; Montenegro, o especialista em lerpa e 'king'; Miguel Morgado, o adversário sério, preparado, consistente, arguto e assertivo."
Janeiro de 2019 foi um mês de tumulto para o PSD: a liderança de Rui Rio acabara de ser desafiada por Luís Montenegro e pelo deputado Miguel Morgado, que acabou por desistir da candidatura. Rio, que permaneceu no cargo depois das diretas de 2020, acabou por sair já em 2022, quando Montenegro assumiu o cargo.
Das palavras de Rocha sobre o líder do PSD já não há rasto online, a não ser numa página de Facebook que replicou o "tweet" do liberal poucas horas depois de este ser originalmente publicado. Em arquivo, porém, ainda é possível ler o que escreveu Rocha sobre Montenegro.
Lerpa e 'king' são dois conhecidos jogos que envolvem um baralho de cartas e pelo menos três jogadores. Durante a candidatura à liderança dos liberais, em novembro de 2022, Rocha aprendeu a jogar também: num encontro com membros de uma das listas candidatas ao Conselho Nacional, o então candidato defendia que o IL devia "negociar com o PSD um entendimento pós-eleitoral", quer através de uma entrada no Governo ou por apoio parlamentar. Montenegro estava na liderança há seis meses.
Em suma, é verdade que Rui Rocha se referiu, em janeiro de 2019, a Luís Montenegro como "o especialista em lerpa e 'king'". Apesar disso, mais de três anos depois, o liberal já assume jogar às cartas com o PSD.
___________________________
Avaliação do Polígrafo:
