"Não faz greve nem descansa nos feriados. Estão sempre a produzir maisE mais…", ironiza um novo meme que está a tornar-se viral nas redes sociais. A mensagem é ilustrada por uma imagem (evidente montagem) do primeiro-ministro António Costa a conduzir uma máquina empilhadeira com o símbolo do Partido Socialista (PS), carregando várias caixas de "dívida pública". O objetivo consiste em difundir a ideia de que o atual Governo do PS "está sempre a produzir mais e mais" dívida pública.

É verdade que o atual Governo está a produzir mais dívida pública? Verificação de factos.

Quanto o atual Governo do PS tomou posse, em novembro de 2015, de acordo com uma nota de informação estatística do Banco de Portugal (BdP), "a dívida pública situou-se em 231,3 mil milhões de euros, aumentando 2,0 mil milhões de euros face ao final do mês anterior. Esta variação reflete um aumento de empréstimos (0,9 mil milhões de euros) e emissões líquidas positivas de títulos (1,0 mil milhões de euros), nomeadamente de obrigações do Tesouro".

Em agosto de 2018, de acordo com outra nota de informação estatística do Banco de Portugal, a dívida pública situou-se em 249,3 mil milhões de euros, aumentando 1,0 mil milhões de euros relativamente ao final de julho. Para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de dívida. Em outubro de 2018, também de acordo com os dados estatísticos do Banco de Portugal, a dívida pública situou-se em 251,1 mil milhões de euros, aumentando 2,1 mil milhões de euros relativamente ao final de setembro. Para este aumento contribuíram essencialmente as emissões de títulos de dívida em 1,9 mil milhões de euros”. Em outubro de 2018, a dívida pública aumentou ainda mais para 251,1 mil milhões de euros, alcançando o valor absoluto mais elevado de sempre.

Os dados mais recentes do BdP foram divulgados no dia 1 de março de 2019. Nessa data, o BdP indicou que a dívida pública baixou para 121,5% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do quarto trimestre, abaixo dos 124,8% registados um ano antes. De acordo com o Boletim Estatístico do BdP, a dívida baixou face ao trimestre anterior, quando se fixou nos 125% do PIB.

Em fevereiro de 2019, o BdP informara que, em termos absolutos, a dívida pública aumentou em 2018, face a 2017, para 244,9 mil milhões de euros, apesar de ter baixado em dezembro, após o pagamento da dívida de Portugal ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Depois de ter atingido valores recorde em outubro e novembro, em dezembro a dívida pública contraiu-se, mas no conjunto do ano 2018 aumentou 2,1 mil milhões de euros, face a 2017.

Concluindo, desde que o atual Governo tomou posse, a dívida pública continuou a crescer em termos absolutos, com um aumento acumulado até 2018 de cerca de 13 mil milhões de euros. Por outro lado, a dívida pública diminuiu em percentagem do PIB, de 128,8% do PIB em 2015 para 121,5% do PIB em 2018.

O meme em análise não pode ser classificado como falso, na medida em que a dívida pública aumentou, de facto, em termos absolutos. Mas ao longo desta legislatura, a dívida pública também diminuiu em percentagem do PIB, pelo que a mensagem do meme não é totalmente rigorosa, sobretudo por omissão dessa outra forma de perspetivar a evolução da dívida pública.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro, mas...