São apenas 15 segundos mas já foram vistos mais de 250 mil vezes. Um vídeo intitulado “R.I.P Clint Eastwood 1930-2019” está a ser fortemente partilhado nas redes sociais como se fosse um tributo em memória do ator. No decorrer do vídeo é possível ver várias fotografias do consagrado ator, terminando com a frase “descanse em paz 1930-2019”, seguida do logotipo do canal televisivo norte-americano CNN.

Não é a primeira vez que a morte de uma personalidade seria uma fake news, mas será que desta vez há um fundo de verdade e o ator dos clássicos “Gran Torino” e de “Million Dollar Baby” morreu mesmo?

Clint Eastwood
Eastwood com Hillary Swank em Million Dollar Baby

A resposta é negativa.

O facto de Clint Eastwood ter 89 anos faz com que esta história ganhe maior alcance e credibilidade. Segundo o jornal Independent, que verificou este rumor viral, a morte "é uma boa coisa de fingir: ao contrário do que muitos anunciam, não é possível instantaneamente desmascará-la a menos que se esteja com a pessoa no momento. Quando Sylvester Stalone foi vítima de um embuste semelhante, por exemplo, [a informação] chegou aos EUA durante a noite – o que significa que ele e os seus representantes estavam a dormir, tornando impossível confirmar se era verdade e desmascarar o embuste”, explica a publicação britânica.

O canal que publicou o vídeo em questão divulgou também, a 30 de agosto, um outro conteúdo falso em que era afirmado que Barack Obama “está agora em estado crítico” depois de ter sido “atingido por um sniper do ISIS”. O vídeo utiliza o grafismo da CNN alterado para incluir a “notícia de última hora”.

Clint Eastwood
O ator e realizador, hoje com 89 anos, é considerado um dos melhores de sempre na 7ª arte créditos: Pixabay

Poucos dias antes o mesmo canal - que se autodenomina de “SSS” - tinha partilhado um curto vídeo onde afirmava que o ator Tom Cruise morrera durante as filmagens do novo filme "Top Gun 2". De facto, o ator esteve em gravações para aquela película, que está atualmente em pós-produção e tem data de estreia prevista para 2020, mas não foi vítima de nenhum acidente, muito menos mortal.

Ou seja, não só o vídeo de Clint Eastwood é falso como muitos dos conteúdos partilhados por este canal de YouTube também o são.

Clint Eastwood foi recentemente protagonista e realizador do filme “Correio de Droga”, que esteve em exibição nas salas de cinema portuguesas, e tem neste momento em fase de pós-produção o filme “The Ballad of Richard Jewell”, também realizado por si.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua