O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Cine-Check. O ator e realizador Clint Eastwood morreu?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Um vídeo em memória da conhecida vedeta de Hollywood está a ser partilhado no Youtube. Alegadamente, o realizador e protagonista de alguns dos melhores filmes da história da sétima arte teria morrido. Será?

São apenas 15 segundos mas já foram vistos mais de 250 mil vezes. Um vídeo intitulado “R.I.P Clint Eastwood 1930-2019” está a ser fortemente partilhado nas redes sociais como se fosse um tributo em memória do ator. No decorrer do vídeo é possível ver várias fotografias do consagrado ator, terminando com a frase “descanse em paz 1930-2019”, seguida do logotipo do canal televisivo norte-americano CNN.

Não é a primeira vez que a morte de uma personalidade seria uma fake news, mas será que desta vez há um fundo de verdade e o ator dos clássicos “Gran Torino” e de “Million Dollar Baby” morreu mesmo?

Clint Eastwood
Eastwood com Hillary Swank em Million Dollar Baby

A resposta é negativa.

O facto de Clint Eastwood ter 89 anos faz com que esta história ganhe maior alcance e credibilidade. Segundo o jornal Independent, que verificou este rumor viral, a morte “é uma boa coisa de fingir: ao contrário do que muitos anunciam, não é possível instantaneamente desmascará-la a menos que se esteja com a pessoa no momento. Quando Sylvester Stalone foi vítima de um embuste semelhante, por exemplo, [a informação] chegou aos EUA durante a noite – o que significa que ele e os seus representantes estavam a dormir, tornando impossível confirmar se era verdade e desmascarar o embuste”, explica a publicação britânica.

O canal que publicou o vídeo em questão divulgou também, a 30 de agosto, um outro conteúdo falso em que era afirmado que Barack Obama “está agora em estado crítico” depois de ter sido “atingido por um sniper do ISIS”. O vídeo utiliza o grafismo da CNN alterado para incluir a “notícia de última hora”.

Clint Eastwood
O ator e realizador, hoje com 89 anos, é considerado um dos melhores de sempre na 7ª artecréditos: Pixabay

Poucos dias antes o mesmo canal – que se autodenomina de “SSS” – tinha partilhado um curto vídeo onde afirmava que o ator Tom Cruise morrera durante as filmagens do novo filme “Top Gun 2”. De facto, o ator esteve em gravações para aquela película, que está atualmente em pós-produção e tem data de estreia prevista para 2020, mas não foi vítima de nenhum acidente, muito menos mortal.

Ou seja, não só o vídeo de Clint Eastwood é falso como muitos dos conteúdos partilhados por este canal de YouTube também o são.

Clint Eastwood foi recentemente protagonista e realizador do filme “Correio de Droga”, que esteve em exibição nas salas de cinema portuguesas, e tem neste momento em fase de pós-produção o filme “The Ballad of Richard Jewell”, também realizado por si.

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque