A exibição de Nuno Mendes na Final da Liga das Nações rendeu inúmeros elogios. O lateral esquerdo teve um papel determinante na vitória de Portugal frente a Espanha e foi eleito o homem do jogo. Nas redes sociais, surgiram entretanto algumas publicações a contestar a presença do jogador na seleção por este supostamente não ser português.
“Mesmo se Nuno Mendes fosse o próximo Cristiano Ronaldo para quê ter jogos entre nações se nós podemos ir buscar jogadores a qualquer outra nação? (…) Agora percebe o quão ridículo é termos jogadores de Angola, como Nuno Mendes, a representar Portugal? (…) Peço desculpa, mas Nuno Mendes não é português. Ele pode ter um papel a dizer que o é, mas qualquer marciano pode ser considerado português ao nosso Governo. Isso não significa nada”, alerta-se num vídeo partilhado no X após a vitória de Portugal na Liga das Nações.
As alegações – que geraram uma onda de indignação – são falsas. Nuno Mendes é mesmo português. A seleção não o “foi buscar” a outra nação, porque, mesmo tendo origens africanas, o jogador nasceu e cresceu em Portugal, na zona de Sintra mais concretamente. Quando tinha nove anos e jogava pelo clube Despertar, de Casal de Cambra, foi descoberto por um olheiro do Sporting, tendo-se juntado posteriormente à academia. Em 2020, jogou na equipa principal do clube e no ano a seguir foi para o Paris Saint-Germain (PSG), clube onde se encontra atualmente.
Avaliação do Polígrafo: