O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Nuno Magalhães debaixo de fogo por ter criticado Schjelderup: ser titular de um órgão social da Benfica SAD é incompatível com o papel de comentador desportivo?

Polígrafo Futebol
O que está em causa?
Nuno Magalhães, enquanto comentador desportivo, disse o que pensava sobre Schjelderup,  jogador do clube onde tem um alto cargo nos órgãos sociais (na SAD). A polémica obrigou-o, ainda na mesma noite, a pedir desculpa. Pelas regras do Benfica, os dois papéis são formalmente compatíveis?
© Shutterstock

 

 

Este esclarecimento e pedido de desculpas de Nuno Magalhães em comunicado (com a chancela do clubes/SAD e assinado na qualidade de “Presidente da Mesa da Assembleia Geral da SAD”) surgiu poucas horas depois da polémica que se instalou (às 23h41m de ontem, segunda-feira), em grande medida nas redes sociais, após as declarações que proferiu no programa e podcast de tertúlia desportiva da Antena 1, “Grandes Adeptos”.

Na última edição do “Grandes Adeptos” (que vai para o ar todas as segundas-feiras, pouco depois das 19 horas) – e no qual “representa” o Benfica (desde abril de 2024), a par de Nuno Encarnação/FC Porto e Salvador Malheiro/Sporting (que substituiu Luís Campos Ferreira em janeiro, pelo facto deste ser candidato à presidência da Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, na lista de Pedro Proença) –, Nuno Magalhães afirmou: “Acho que o Schjelderup, para ser o que se diz dele, tem de mostrar mais do que mostrou ao longo deste campeonato. (…) Confesso que ainda não lhe vi nada de extraordinário e também não vi no sábado. Quase no último lance do jogo, ele podia perfeitamente ter feito bastante melhor naquela bola que lhe sobra, estava já dentro da área e ao pé da baliza.”

O antigo deputado do CDS-PP e antigo secretário de Estado da Administração Interna é também comentador desportivo na Sport TV. Em paralelo, é o presidente da Mesa da AG da Benfica SAD (cargo que exerce desde janeiro de 2022).

 

Existe incompatibilidade formal entre o cargo que desempenha na Benfica SAD e o papel de comentador desportivo?

 

Os Estatutos e Regulamentos da Benfica SAD (designadamente o seu Código de Conduta) não indicam qualquer incompatibilidade ou impedimento do exercício de comentário desportivo. As regras fixadas pelo Benfica preveem algumas restrições – em grande medida de índole formal, quanto à integração de outras sociedades desportivas/clubes (“entidade concorrente”) e à contratação externa pela Benfica SAD de empresas de cujo titular do órgão social da Benfica SAD seja sócio, gerente ou dirigente –, mas não desta natureza. Mesmo que essa atividade de comentário seja remunerada, o que tudo indica ser o caso de Nuno Magalhães (no último Registo de Interesses na Assembleia da República, referente à legislatura 2015-2019, o então deputado indicou isso mesmo, no respeitante à sua colaboração com a Sport TV).

 

 

É, portanto, falso que a titularidade de um órgão social da Benfica SAD seja incompatível com o papel de comentador desportivo (mesmo que remunerado).

 

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque