O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Número de nascimentos baixou, “mas a população continua a aumentar” em Portugal?

Sociedade
O que está em causa?
Em publicação no Facebook aponta-se para um suposto "paradoxo demográfico" em que os nascimentos diminuem mas a população aumenta. Tem fundamento?

“Paradoxo demográfico. Nascimentos baixaram em Portugal, mas a população continua a aumentar“, destaca-se num post de 19 de junho no Facebook, questionando: “Até deixar de ser portugueses?”

Confirma-se que os nascimentos diminuem enquanto a população aumenta?

Sim. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), cerca de 84.650 bebés nasceram em Portugal em 2024, menos 1,2% do que no ano anterior, e um terço são filhos de mães de naturalidade estrangeira.

Ao longo dos últimos 10 anos, apesar de aumentos circunstanciais do número de nascimentos em alguns anos, o facto é que o saldo natural (diferença entre nados-vivos e óbitos) permaneceu sempre em terreno negativo e com tendência para um agravamento.

Ainda assim, a população residente em Portugal continua a aumentar. De acordo com os últimos dados do INE, atingiu um novo recorde em 2024 com 10.749.635 habitantes, mais 109.909 do que no anterior, o que corresponde a um aumento de 1%.

O acréscimo populacional resultou de um saldo migratório de 143.641 pessoas (155.701 em 2023), que compensou o saldo natural negativo, de -33.732 (-32.596 em 2023), informou o INE.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque