O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Número de mortes por Covid-19 no Brasil baixou logo após Sérgio Moro anunciar investigação?

Coronavírus
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Começou a espalhar-se nas redes sociais do Brasil e entretanto também já chegou às de Portugal, uma publicação indicando que o número de mortos por Covid-19 no Brasil baixou logo após o ministro Sergio Moro ter anunciado uma investigação a essa estatística. Verdade ou falsidade?

“Milagre! Logo após o ministro Sergio Moro anunciar que a PF vai investigar os óbitos pelo Covid-19, o número de mortes cai em todo o país!” Esta é a mensagem da publicação, em referência à Polícia Federal (PF) do Brasil e ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, em destaque na imagem.

A publicação começou a espalhar-se nas redes sociais do Brasil e entretanto também já chegou às de Portugal, tendo sido denunciada como fake news por utilizadores do Facebook. Confirma-se?

Não. Desde logo é falso que o ministro Sergio Moro tenha anunciado a abertura de uma investigação da PF ao número de mortos por Covid-19 no Brasil. E também é falso que o número de mortos por Covid-19 tenha baixado após esse suposto comunicado. Pelo contrário, tem vindo a aumentar.

Segundo apurou a plataforma brasileira de fact-checking “Aos Fatos”, em artigo publicado no dia 17 de abril, “publicações que circulam nas redes sociais afirmam o número de mortes por Covid-19 caiu no Brasil após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciar que a Polícia Federal investigaria os óbitos. No entanto, o número de mortes continua subindo no país e, em nota enviada ao ‘Aos Fatos’, o Ministério negou que Moro tenha feito tal manifestação”.

“Também não há no site da Polícia Federal ou do Ministério qualquer anúncio semelhante. Segundo a página de medidas adotadas pela pasta no combate ao novo coronavírus, há diversas ações como restrições em fronteiras, suspensões de direitos de presidiários e fiscalização de direitos do consumidor. Não há, porém, nenhuma citação a uma investigação de número de óbitos no Brasil”, acrescenta-se no mesmo artigo. “Já os dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que permanece a tendência de crescimento no número de óbitos por Covid-19 no Brasil. Na quinta-feira (16), foram anunciadas 188 novas mortes, número bem superior ao da semana passada, quando foram registrados 141 óbitos no dia 9. Há 14 dias, havia 58 mortes em todo o país”.

Entretanto, a 21 de abril, regista-se um total de 2.588 mortes por Covid-19 no Brasil, entre 40.814 casos confirmados de infetados.

_______________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

 

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...