"Os portugueses sabem que podem confiar no compromisso do Partido Socialista com a defesa e valorização do Serviço Nacional de Saúde. Entre 2015 e 2022, o número de médicos especialistas no SNS aumentou 25%, um acréscimo de 4.286 profissionais", salienta-se num post de 13 de janeiro na página oficial do PS no Facebook.

"O novo procedimento contratual, publicado esta semana em 'Diário da República', prevê a contratação de mais 254 especialistas, um número de vagas intencionalmente superior ao número de médicos que terminaram a sua formação no ano passado, procurando assim recrutar profissionais que estejam fora do serviço público e queiram regressar. Juntos, continuaremos a garantir acesso a cuidados de saúde de qualidade para todos", acrescenta-se.

No que concerne exclusivamente ao suposto aumento do número de médicos especialistas no SNS, os números indicados estão corretos?

De acordo com os dados compilados no portal "Transparência" do SNS, em novembro de 2015, quando tomou posse o Governo do PS liderado por António Costa, registava-se um total de 16.928 médicos especialistas no SNS.

  • Médicos com anos de experiência no SNS ganham menos do que recém-licenciado contratado por Mariana Vieira da Silva?

    A contratação de um jovem de 21 anos, sem qualquer experiência profissional, para o cargo de adjunto do gabinete da ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, está a dar que falar nas redes sociais. Não apenas por ser filiado na Juventude Socialista (JS), mas sobretudo pelo salário em causa: 3.732,76 euros por mês. Em reação no Twitter há quem compare com a remuneração de um "médico especialista do SNS" que não vai além de 2.746,24 euros. Os valores indicados têm fundamento?

Por outro lado, no Relatório Social do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (edição de 2016) indica-se que em dezembro de 2015, o SNS contava com um total de 16.961 médicos especialistas.

Em dezembro de 2022, último mês com dados disponíveis no portal "Transparência", contabiliza-se um total de 21.182 médicos especialistas no SNS, o que perfaz um aumento de 4.254 (cerca de 25,1%) em comparação com novembro de 2015.

Ou um aumento de 4.221 (cerca de 24,9%) em comparação com dezembro de 2015.

Pelo que aplicamos o selo de "Verdadeiro" na alegação em causa.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network