O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Número de estrangeiros com estatuto legal de residência em Portugal “quase triplicou entre 2015 e 2023”?

Sociedade
O que está em causa?
Terá crescido de um total de 383.759 em 2015 para 1.044.238 em 2023, de acordo com uma recente publicação no Facebook. Confirma-se?
© Shutterstock

“A substituição da população portuguesa está a acontecer a um ritmo acelerado… A manter-se esta progressão, dentro de décadas poderá dizer-se que Portugal é um território onde antes viviam os portugueses, um povo entretanto desaparecido”, alerta-se numa publicação de 25 de janeiro no Facebook, exibindo um gráfico com dados sobre a evolução do número de estrangeiros com estatuto legal de residência em Portugal nas últimas décadas.

De acordo com esses dados, o número de estrangeiros “quase triplicou entre 2015 e 2023“. É verdade?

Sim. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) compilados na Pordata indicam que o número de estrangeiros com estatuto legal de residência em Portugal cresceu de um total de 383.759 em 2015 para 1.044.238 em 2023.

Ou seja, quase triplicou.

Este número tem vindo a aumentar sistematicamente ao longo das últimas décadas, tendo superado a fasquia de 200 mil em 2000. Nos últimos anos, porém, é evidente que o crescimento acelerou.

Ainda assim, importa ter em atenção que Portugal continua a ter uma das mais baixas percentagens de população estrangeira entre os Estados-membros da União Europeia.

Outro elemento relevante é que uma parcela considerável da população estrangeira em Portugal é oriunda de outros países da União Europeia, beneficiando do direito de livre circulação e residência.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque